9 de ago de 2012

Estudante desenvolve sistema para cegos usarem touchscreen dos tablets

Mãos tocam na tela.

O que você faz em suas férias? Viaja? Ou gosta de ficar em casa, vendo TV? Adam Duran prefere inventar! O estudante americano transformou um tablet comum em um teclado touchscreen para deficientes visuais e que se adapta aos diferentes tamanhos de dedos.

O jovem executou o projeto no Centro de Pesquisas de Computação da Universidade de Stanford, nos EUA. Durante as férias de verão americanas (que aconteceram de julho a setembro), Adam e seus professores, Sohan Dharmaraja e Adrian Lew, resolveram dar mais acessibilidade aos deficientes, já que um computador específico para a função custa em torno de US$6 mil (cerca de R$10,5 mil), segundo o site Engadget.

Sistema cria teclado e menus a partir do local onde o usuário posiciona suas mãos. Áudio também é utilizado para ajudar posicionamento

Além do custo, o modo de uso do digitador surpreende. Ao tocar a tela com os dedos, o aplicativo identifica e posiciona as 8 teclas embaixo dos dedos, não importando o tamanho nem a distância deles. Ao digitar, o app acompanha as letras ou palavras, falando ou soletrando em voz alta.

Para acessar o menu, basta chacoalhar o tablet. Nas funções e submenus, o usuário tem que passar o dedo sobre a tela e esperar a voz dizer em que item ele está, tirando o dedo para selecionar a opção desejada.

Veja abaixo um vídeo de Adam explicando sua invenção:




Fonte: Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado. Obrigado por participar pois sua opinião é importante para eu continuar meu trabalho.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...