15 de mar de 2012

O que é? PCD,PPD e PNE.








Depois de assistir vários programas e apresentadores falando a frase: Pessoa portadora de deficiência resolvi criar esta matéria para explicar as siglas usadas quando se fala de uma pessoa com deficiência e mostrar as mudanças pois acho muito feio os meios de comunicações e porque não as pessoas em geral não terem aderido ao termo correto usado hoje pois não somos portadores de algo, mas sim temos uma deficiência é que nem dizer para uma pessoa com deficiência fisica que ela é aleijada, eu em particular odeio esta palavra pois os termos mudaram mas as pessoas fazem questã de continuarem pressas a elas e ver um jornalista falar assim me deixa triste será que esta sigla não chegou a todos.Temos que mudar nossa maneira de falar para que nossos filhos não cometam os mesmos erro

PCD, PPD e PNE.

Atualmente são utilizadas diversas siglas para definir pessoas com deficiência.
PPD (Pessoa Portadora de Deficiência) - Essa sigla é utilizada em toda a legislação brasileira quando se fala de pessoas com deficiência mas está desatualizada, conforme a convenção da ONU dos Direitos das Pessoas com Deficiência confirmada no Brasil no ano passado. agora deve ser substituída por PCD.
PCD (Pessoa com Deficiência) - É usada para se referir às pessoas que possuem deficiência física, auditiva, visual, intelectual ou múltipla (duas ou mais deficiências).
PNE (Pessoa com Necessidades Especiais) - Se refere a um grupo que inclui idosos, gestantes obesos, pessoas com deficiência e toda pessoa com uma necessidade especial (dificuldade de aprendizado, por exemplo)
FONTE:cristianeramos2.blogspo.com

20 comentários:

  1. Parabéns pela matéria! Minhas dúvidas foram esclarecidas.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo....esclareceu minhas dúvidas.
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela explicação!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela explicação!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. obrigada pelo esclarecimento.

    ResponderExcluir
  6. MUITO OBRIGADO POR SUA INFORMAÇÃO E PARABÉNS PELO SEU BLOG E QUE VC CONTINUE SEMPRE ASSIM AJUDANDO AS PESSOAS E QUE DEUS LHE ABENÇOE!!!!!

    ResponderExcluir
  7. ANTONIO LEITE
    MUITO UTIL SUA MATÉRIA, PARABÉNS, POIS TAMBÉM FICO TRISTE QUANDO OUÇO ESSES TERMOS ULTRAPASSADOS.

    ResponderExcluir
  8. Olá Carol, sei que a sua intenção é de informar, mas vc poderia pelo menos deixar claro que esse texto com a definição entre PCD, PPD e PNE não é seu e sim da Cristiande Ramos, professora graduada em Pedagogia pela UFRGS. O texto dela foi postado em 06/07/2009 no seu blog (link abaixo).

    http://cristianeramos2.blogspot.com.br/2009/06/sobre-as-siglas-pcdppd-e-pne.html

    É muito importante citar a autoria nos textos publicados, até para evitar futura acusação de plágio previsto na legislação autoral.

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. << VIVENDO, APRENDENDO & RESPEITANDO >>

    ResponderExcluir
  10. Eu também sou "deficiente" e não sabia dessas siglas... que vergonha de mim. rs

    ResponderExcluir
  11. tenho o polegar esquerdo amputado,isso é uma deficiência?

    ResponderExcluir
  12. tenho o polegar esquerdo amputado,isso é uma deficiência?

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Pedimos licença e mui respeitosamente apresentamos nossa empresa.
    Esperamos poder ajudar e compartilhar nossa experiência.

    Atentos ao mercado e levando em consideração o custo de substituição de um equipamento usado por um novo, a Corr Hospitalar vem ao mercado oferecer um serviço de manutenção em cadeiras de rodas e móveis hospitalares em alto nível, aliados ao conhecimento técnico de uma equipe preparada a atender seus clientes de uma forma profissional.

    Tendo atuado durante 7 anos no comércio de materiais hospitalares e por mais de 17 anos no setor industrial de cadeiras de rodas (produção e gerenciamento de fábrica), seu sócio fundador trouxe para a Corr Hospitalar a experiência adquirida em vários setores, dentre eles a fabricação de peças para cadeiras de rodas, peças plásticas, montagem de componentes e manutenção.

    A Corr Hospitalar tem como missão assegurar aos seus clientes uma manutenção de alta qualidade, com eficiência, rapidez e preços justos, garantindo a satisfação total.

    Site: www.corrmetalurgica.com.br/


    Rua João Ramalho, 144
    Jd. Piratininga - Osasco-SP
    Tel. 55 (11) 3656-6763
    Email: corr@corrmetalurgica.com.br

    ResponderExcluir
  14. Estava fazendo um texto e achei aqui a explicação que eu queria. Tinha quase certeza que era PNE, mas quando vi que esta sigla servia para "Projeto nacional de Educação" Eu achei melhor confirmar. Obrigado. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  15. ...um texto sobre a diferença entre integração e inclusão. Valeu.

    ResponderExcluir
  16. ...um texto sobre a diferença entre integração e inclusão. Valeu.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Era o mesmo comentário das 8:29. Estava repetido.

    ResponderExcluir

Deixe seu recado. Obrigado por participar pois sua opinião é importante para eu continuar meu trabalho.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...