15 de mar. de 2012

O que é? PCD,PPD e PNE.








Depois de assistir vários programas e apresentadores falando a frase: Pessoa portadora de deficiência resolvi criar esta matéria para explicar as siglas usadas quando se fala de uma pessoa com deficiência e mostrar as mudanças pois acho muito feio os meios de comunicações e porque não as pessoas em geral não terem aderido ao termo correto usado hoje pois não somos portadores de algo, mas sim temos uma deficiência é que nem dizer para uma pessoa com deficiência fisica que ela é aleijada, eu em particular odeio esta palavra pois os termos mudaram mas as pessoas fazem questã de continuarem pressas a elas e ver um jornalista falar assim me deixa triste será que esta sigla não chegou a todos.Temos que mudar nossa maneira de falar para que nossos filhos não cometam os mesmos erro

PCD, PPD e PNE.

Atualmente são utilizadas diversas siglas para definir pessoas com deficiência.
PPD (Pessoa Portadora de Deficiência) - Essa sigla é utilizada em toda a legislação brasileira quando se fala de pessoas com deficiência mas está desatualizada, conforme a convenção da ONU dos Direitos das Pessoas com Deficiência confirmada no Brasil no ano passado. agora deve ser substituída por PCD.
PCD (Pessoa com Deficiência) - É usada para se referir às pessoas que possuem deficiência física, auditiva, visual, intelectual ou múltipla (duas ou mais deficiências).
PNE (Pessoa com Necessidades Especiais) - Se refere a um grupo que inclui idosos, gestantes obesos, pessoas com deficiência e toda pessoa com uma necessidade especial (dificuldade de aprendizado, por exemplo)
FONTE:cristianeramos2.blogspo.com

46 comentários:

  1. Parabéns pela matéria! Minhas dúvidas foram esclarecidas.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo....esclareceu minhas dúvidas.
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  3. obrigada pelo esclarecimento.

    ResponderExcluir
  4. MUITO OBRIGADO POR SUA INFORMAÇÃO E PARABÉNS PELO SEU BLOG E QUE VC CONTINUE SEMPRE ASSIM AJUDANDO AS PESSOAS E QUE DEUS LHE ABENÇOE!!!!!

    ResponderExcluir
  5. ANTONIO LEITE
    MUITO UTIL SUA MATÉRIA, PARABÉNS, POIS TAMBÉM FICO TRISTE QUANDO OUÇO ESSES TERMOS ULTRAPASSADOS.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abaixo do texto está escrito... Fonte: Cristiane Ramos

      Excluir
    2. Eu também vi a fonte citada, Carol, parabéns. Mas só pra acrescentar para todos que existem vários textos com estas definições, mas todas vêm das legislações que nós Pessoas com deficiência tanto lutamos para instituir. Só pra dizer que vc pode inclusive informar p pessoas que existe diversos estatutos e a Lei das PCD's (basta qualquer pessoa pesquisar na internet) e outras internacionais das quais o Brasil é signatário. Espero que todos os pesquisadores não se esqueçam de citá-las se não teremos q ficar citando a pesquisa da pesquisa ao invés de citar logo a legislação que ajuda a todos. Além disso, parabéns mesmo e continue, não existe nada melhor do que Pessoas com deficiência falando para pessoas com deficiência.

      Excluir
  7. << VIVENDO, APRENDENDO & RESPEITANDO >>

    ResponderExcluir
  8. Eu também sou "deficiente" e não sabia dessas siglas... que vergonha de mim. rs

    ResponderExcluir
  9. tenho o polegar esquerdo amputado,isso é uma deficiência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se "isso é uma deficiência"? É caso represente um deficit pra vc e vc por exemplo è " canhoto" talvez necessite de outras políticas públicas para habilitação ou reabilitação, então não sei se não ter o polegar esquerdo representa uma deficiência pra vc, só vc pode nos dizer isso. Se você quer saber se vc é considerado Pessoa com deficiência porque não tem um dos polegares? Sim vc é PCD física.

      Excluir
  10. tenho o polegar esquerdo amputado,isso é uma deficiência?

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Pedimos licença e mui respeitosamente apresentamos nossa empresa.
    Esperamos poder ajudar e compartilhar nossa experiência.

    Atentos ao mercado e levando em consideração o custo de substituição de um equipamento usado por um novo, a Corr Hospitalar vem ao mercado oferecer um serviço de manutenção em cadeiras de rodas e móveis hospitalares em alto nível, aliados ao conhecimento técnico de uma equipe preparada a atender seus clientes de uma forma profissional.

    Tendo atuado durante 7 anos no comércio de materiais hospitalares e por mais de 17 anos no setor industrial de cadeiras de rodas (produção e gerenciamento de fábrica), seu sócio fundador trouxe para a Corr Hospitalar a experiência adquirida em vários setores, dentre eles a fabricação de peças para cadeiras de rodas, peças plásticas, montagem de componentes e manutenção.

    A Corr Hospitalar tem como missão assegurar aos seus clientes uma manutenção de alta qualidade, com eficiência, rapidez e preços justos, garantindo a satisfação total.

    Site: www.corrmetalurgica.com.br/


    Rua João Ramalho, 144
    Jd. Piratininga - Osasco-SP
    Tel. 55 (11) 3656-6763
    Email: corr@corrmetalurgica.com.br

    ResponderExcluir
  12. Estava fazendo um texto e achei aqui a explicação que eu queria. Tinha quase certeza que era PNE, mas quando vi que esta sigla servia para "Projeto nacional de Educação" Eu achei melhor confirmar. Obrigado. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  13. ...um texto sobre a diferença entre integração e inclusão. Valeu.

    ResponderExcluir
  14. ...um texto sobre a diferença entre integração e inclusão. Valeu.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Era o mesmo comentário das 8:29. Estava repetido.

    ResponderExcluir
  17. pessoas com hernias abdominal e inconsiderado PCD?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não necessariamente. Hernia é uma doença, mas as limitações que algumas vezes causa podem causar deficiência como a hernia de disco, por exemplo

      Excluir
  18. Parabens pela materia... muito boa, me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  19. Que legal. Eu sempre quis saber o significado das siglas. Ajudou muito. Valeu!

    ResponderExcluir
  20. Quando colocamos uma vaga de emprego devemos escrever PNE ou PCD?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoa com deficiência - PCD. A legislação vem progrdindo, o que é muito bom. E até estas siglas do texto com o processo apliado de inclusão tendem a se modificar. Por exemplo, atualmente não se deve dizer "eu sou deficiente" e sim "eu sou pessoa com deficiência" significa que meu corpo talvez não tenha todos os componentes que as outras pessoas têm, mas não quer dizer que terei um deficit no meu rendimento. PNE é um termo voltado mais para a educação e muito discutível também. Assim, quando se tratar de seleção de pessoas com deficiência deve- se dizer PCD.

      Excluir
  21. Oi bom dia eu sofri um acidente trabalho tendo uma fratura no punho e problema ligamento dedo. Ficando limitado ou seja não tenho a força e agilidade com a mão direita.. consigo fazer as coisas que não precisam de força.. enfim 1 auxílio doença e depois de várias fisioterapia auxílio acidentário on b94.. o que eu sou PCD? Pq. Os currículos que fazemos pedem para dizer e eu fico na dúvida.. quem tem deficiência parcial permanente é meu caso as empresas que contratam saem na vantagem pelo fato de ter descontos muitos significados nos imposto desse funcionário. Mas não sei o nome correto

    ResponderExcluir
  22. Muitoooo bommmmm assim ficou fácil entender as siglas .

    ResponderExcluir
  23. PNE- PO com acompanhante funciona para idosa acima de 60 anos?
    vou com a minha mae idosa compro dois PNE?

    ResponderExcluir
  24. Oi meu nome é Jaqueline perdi a visav do meu olho direito no acidente do enxergo do esquerdo eu só PNE ou PCD

    ResponderExcluir
  25. boa noite meu caro eu até entendi tudo mais porque os carros são mais carro para pcd ou sera o valor não é o mesmos comprado de vendas que não seja direta desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  26. Olá. Tive um avc,posso me encaixar nesse grupo ? Obrigado!

    ResponderExcluir
  27. 17 de novembro de 2018 05:29
    Obrigado muito boa explicacao

    ResponderExcluir
  28. Oi,meu nome é Gisele enxergo pouco por causa do ceratocone nós dois olhos já fiz transplante e anel de Ferrara deu deu certo será que me encaixo no PCS como faze para conseguir? Obrigada.

    ResponderExcluir
  29. Muito obrigado pela sua preocupação com este detalhe só assim entendi o significado da sigla PNE

    ResponderExcluir
  30. Muito obrigado pelos esclarecimentos...pois sou construtor já fiz dois banheiros acessível e está semana estou iniciando o terceiro e só apartir de hoje fico sabendo o significado das siglas (PCD PPD e PNE)

    ResponderExcluir
  31. PNEs
    Por um acaso se encaixa em pessoas com síndrome do Pânico e depressão?
    Gostaria dessa resposta por favor

    ResponderExcluir

Agradeço sua mensagem.
Saudações Feministas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...