30 de jun. de 2012

Pra Cego Ver-uma proposta de descrição de imagens para Facebook.


Fundo azul escuro. Um trio de ratinhos com óculos escuro de sol e bengalas.


Hoje tive conhecimento do trabalho bacana que esta acontecendo no Facebook na página Pra Cego Ver por Patricia Braille ela traz a ideia de tornarmos acessível as imagens que são postadas por nos e com isso fazer a descrição delas para que as pessoas tenham o conhecimento do que estamos postando no Face eu adorei esta ideia e como tenho duas páginas no Face: Cada Palavra Tem a Hora Certa pra Ser Dita e Olhar Mistico claro que terei o maior cuidado para torna-las acessíveis a todos que curtem minha página e para quem acompanha meu blog vamos juntos fazer esta ideia crescer e termos um face mais acessível a nossos amigos, eles tem o direito de ter o conhecimento de tudo que postamos e cabe a cada um ser sensível a esta causa e ajudar nossos queridos amigos DVS eu farei minha parte.Faça você a sua e juntos tornaremos o Face acessível.
Afinal: O essencial é invisível aos olhos. "

A internet é uma ferramenta de acessibilidade ainda subutilizada. No tocante às imagens, não basta saber editar o HTML e inserir um atributo "alt", se a descrição da imagem não disser algo substancial, significativo, para o internauta com deficiência visual. No Facebook existe a opção de inserir uma descrição da imagem postada, mas a maioria das pessoas ainda ignora a presença dos que possuem limitação visual nas redes sociais. Audiodescrição/descrição de imagens ainda é novidade.
Descrevo imagens para meu blog, sistematicamente, desde 2007 [antes disso já descrevia para livros em Braille e Livro Falado]. Quando passei a usar o Facebook, site com um alcance obviamente muito superior ao do meu blog, continuei a descrever meus álbuns, causando estranhamento em muita gente, que não entendia meus motivos para inserir uma legenda enunciando algo que estava diante dos olhos de todos. Qual a importância de uma redundância dessas?
Com o objetivo de esclarecer esse estranhamento para os leigos e atraí-los para a atividade e também, ambiciosamente, tirar os que já trabalham com a temática da deficiência visual, incluindo pessoas cegas, de suas zonas de conforto e convocá-los a assumirem seus postos de produtores de acessibilidade, criei o projeto Pra Cego Ver, cuja meta era a produção de conteúdo imagético acessível para Facebook.
Ainda sem parceiros e sem saber direito como começar, criei um evento simbólico na internet. Pessoas de todo o mundo podiam confirmar "presença". A lista dos que foram convidados por mim continua lá, bem como a lista dos que aceitaram, recusaram ou deixaram o convite em aberto com um "talvez". Com o fim, também simbólico, do evento [na verdade eu estava sob o limite imposto pelo Facebook, que me dá o prazo de 4 meses para cada evento], criei uma página permanente, na qual audiodescritores profissionais, majoritariamente do Sul do Brasil, e amadores, têm colaborado com o envio de imagens e suas respectivas descrições. Está dando certo e muitas pessoas cegas já compartilham imagens descritas, espalhando acessibilidade pela rede.
A comunidade tem crescido. Fico feliz quando vejo pessoas cegas de minha rede compartilhando imagens descritas por mim e pelos voluntários que estão aderindo à causa, somando esforços e fazendo o projeto Pra Cego Ver mais encorpado, mais colaborativo, mais criativo. Minha alegria aumentou quando recebi imagens descritas pela Mimi Aragón e quando Bell Machado, dentre outros queridos profissionais, aderiu à página [ou curtiu, como diz o jargão da net]. São tantas pessoas bacanas ajudando, somando, fazendo acontecer, aos poucos, o sonho de uma rede social mais acolhedora, mais acessível para todos.
O desafio agora é atrair pessoas para descrever uma imagem por semana, toda quarta-feira: https://www.facebook.com/PraCegoVer/posts/434114996619016
Unindo forças, a acessibilidade é possível, sim.
Conheça a página: Pra Cego Ver
Abraços,
Patrícia Braille
Fonte:Blog Audiodescrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua mensagem.
Saudações Feministas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...