30 de jun. de 2012

Documentário Olhares retrata o acesso á cultura por pessoas com deficiência visual.


Documentário Olhares.


No próximo dia 7 de julho (sábado), das 16h às 18h, será exibido o documentário Olhares no Santander Cultural (Rua Sete de Setembro, 1028 - Centro Histórico), em Porto Alegre. No filme, pessoas cegas e com baixa visão contam suas experiências no acesso ao teatro, exposições, cinema, literatura, música e entretenimento.

obra conta com audiodescrição - recurso de acessibilidade que permite acesso a pessoas com deficiência visual. Trata-se de uma produção independente dirigida por Felipe Mianes, historiador e doutorando em Educação, e Mariana Baierle, jornalista e mestre em Letras - ambos com deficiência visual. A exibição será seguida por um debate com os diretores.
Segundo Mianes, o objetivo do trabalho é dar voz às pessoas com deficiência visual, destacando suas potencialidades na relação com o mundo artístico e cultural. "Queremos mostrá-las como protagonistas de suas trajetórias de vida, para além dos estereótipos e das restrições", afirma ele.
Desde os entrevistados até os diretores de Olhares são indivíduos com diferentes graus de deficiência. Mariana Baierle comenta que ainda existe a ideia de que o deficiente visual é apenas o cego. "No documentário buscamos dar espaço também às pessoas com baixa visão (aquelas com acuidade visual inferior a 30%), que possuem peculiaridades e representam a maioria entre os deficientes visuais", afirma ela.
É apenas de inclusão que precisamos? O que seria realmente a inclusão? O encontro convida à reflexão e ao debate sobre essas e outras questões trazidas no filme. A atividade terá duração de duas horas e acontece na sala Oeste do Santander Cultural. O ingresso é um quilo de alimento não perecível.
SERVIÇO
Documentário Olhares - exibição e debate
Direção: Felipe Mianes e Mariana Baierle
Data: 7 de julho (sábado), das 16h às 18h
Local: Santader Cultural (sala Oeste) - Rua Sete de Setembro, 1028 - Centro Histórico - Porto Alegre/RS
Ingresso: um quilo de alimento
Contatos:
Felipe Mianes -             (51) 9941 7965      
Mariana Baierle -             (51) 8433 7368      
Fonte: Blog Três Gotinhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua mensagem.
Saudações Feministas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...