30 de jul. de 2021

VaCINA para QUEM pode se VACINAR!!!!

Foto da cadeira motorizada.


Repost da minha rede social do dia 30/07.

O próximo post tem novidade!

 VaCINA para quem PODE se VACINAR!!!!!!

Para muitas NÃO é tão simples ir se vacinar!

Depois de mais de um mês tentando ir fazer a vacina hoje foi um dia de organizar a vida e ir.

Me arrumo, ligo para vários locais para ter a certeza que estão dando a primeira dose, me organizo com o ônibus que precisa ser adaptado, as crianças ficam com a mãe e saio as presas para não perder o ônibus. E perco o ônibus, começamos bem.

Da saída de casa noto que a bateria da cadeira começa apagar sendo assim impossível sair por ter a possibilidade de ficar sem bateria na rua.

Sou obrigada dar meia volta e retornar para casa por dois motivos, o ônibus que perdi e a bateria da cadeira.

Novamente a vacina ficará para quando der para fazer.

As barreiras são muitas na vida de quem usa uma cadeira para se locomover, barreiras estas que nos travam e nos mostram o quanto somos marcadas pelo desigualdade social.

Eu infelizmente dependo de uma cadeira que custa 10 mil reais e sua manutenção não entra nem em questão para quem vive com uma salário mínimo, sendo as barreiras os valores de manutenção.

O que quero relatar com isso são varias coisas, uma delas depender de acessibilidade, da cadeira motorizada estar em condições de uso, ter com quem deixar as crianças e torcer que eu não tenha nenhuma reação forte da vacina pois eles precisam de mim, estar bem para tomar a vacina, não estar chovendo e ir até o local que é 15 minutos de carro da minha casa mas que de ônibus posso levar horas para ir e voltar.

Mas o fator principal neste caso foi a minha cadeira que já estou há dois anos esperando por uma nova e nada.

A cadeira está com a bateria fraca e dependo dela para me locomover, é inadmissível ter que esperar por algo que dependo para simplesmente me sentir e fazer as coisas como as demais.

Ter o direito de ir e vir é garantido por lei e este direito tem se tornado um obstáculo na vida das pessoas que dependem do SUS para terem sua autonomia.

Quero ter o direito de ir me vacinar e me proteger deste vírus e o que ele pode causar a mim e minha família.

Sim, eu queria que as coisas pudessem ser mais simples na minha vida, mas não são e não estou reclamando, apenas mostrando minha realidade e das demais pessoas que estão na mesma situação que eu.

Os movimento feminista de mulheres com deficiência lutaram muito para que fôssemos incluídas como prioridade na imunização por sermos do grupo de risco, o que é meu caso, que se agrava pois sou mãe e meus filhos dependem totalmente de mim. Muitas somos mães solo, cuidadoras, donas de casa e chefes de família.

Seria o caso te termos o direito a imunização em casa.

Denunciar isso é o primeiro passo para eu me sinta mais humana neste mundo que insiste em me silenciar e negar minha existência.

Infelizmente a vacina não chegará para todas as pessoas do grupo de risco, porque moramos em um país onde a tua condição social te diz qual é o teu lugar neste país.

Mas sou teimosa e sigo por muitas.

Carol Santos

Foto da cadeira motorizada.

#SUS

#PrefeituraPortoAlegre

#inclusivass

#VacinaJa

#SecretariaDeSaúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua mensagem.
Saudações Feministas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...