15 de mai. de 2021

Serviço Social e EU!

 


Vem TEX TÃO!!!!!!!

Serviço Social e EU!

Em 2017 com a ajuda da minha mãe pude dar um passo importante na minha vida.

Quantos anos querendo fazer uma faculdade e sempre as barreiras no caminho, fiz vários ENEM desde 2010, mas nunca atingi uma nota alta que pudesse me levar a faculdade.

Mas todo ano eu ia lá e tentava pois quem me conhece sabe o quanto amo estudar e estar neste universo chamado APRENDIZADO.

Foram tentativas que rolou polícia, pessoas me carregando escadas a cima, matéria em jornal, textos de denuncia e fotos.

Cada ENEM tinha um babado diferente mas sempre com o mesmo objetivo, ter acessibilidade para poder realizar as provas, algo tão desumano, era a distância dos locais das provas aos finais de semana, a falta de transporte acessível nestes dias e para ajudar ainda mais eram dois dias de prova.

Como se fosse fácil para quem vive com dor crônica ficar focada por mais de quatro horas, eu chorava realizando a prova porque doía tudo, o corpo gritava e a cabeça já não conseguia mais raciocinar.

Depois de uma hora de início de prova eu já começava a me sentir mal, o próprio nervosismo causava tudo isso.

Fora as tantas horas antes que eu tinha que sair de casa para não perder o horário, quando chegava já estava cansada por pegar até três ônibus diferentes para chegar no local.

Mas ali eu buscava o meu grande sonho e ao mesmo tempo não queria enxergar a triste realidade que me acompanhava a cada ano.

Como que uma pessoa que realizou o segundo grau entrando na escola as 09:00 da manhã e saindo as 11:30 iria conseguir tirar uma boa nota, sendo que eu perdia a maior parte do ensino e sem contar com alguns detalhes fisiológicos que aconteciam quase sempre que me tiravam da aula por horas.

O segundo grau vou uma luta muito grande para mim e para a Dona Gelsi que comigo passou por poucas e boas, mas nós conseguimos ir até o final mesmo com todas as barreiras que enfrentamos ao longo de três anos.

Nunca pensei em desistir e ela me fortalecia para isso.

O transporte acessível há 11 anos atrás era horrível e isso também foi uma luta travada por mim para ter o direito de estudar por mais que o meu estudo fosse prejudicado por causa do transporte, mesmo assim eu não desistia.

Mas voltando ao meu sonho como que eu iria tirar uma nota boa no ENEM com todas estas barreiras que antecederam está busca.

Mas a teimosa ia mesmo com tantos obstáculos, o sonho ficou adormecido por anos, toda a dificuldade de poder fazer um cursinho se tornava mais distante ainda.

Lembro quando minha mãe me disse, te inscreve na faculdade eu vou te ajudar, que emoção, nas palavras dela ela carregava um grande sonho e que ia poder se realizar depois de anos.

Me inscrevi, fiz a prova e em seguida iniciei a faculdade de Serviço Social que não poderia ser outra com toda a minha bagagem no ativismo era ali que eu me via como profissional exercendo uma profissão que tem tanta empatia e acolhimento. Tão eu!

Mas eu sabia que para seguir este sonho mais uma vez iria exigir o máximo de mim, agora com o Roberth com quatro anos, o trabalho no ativismo a mil e tendo uma casa para cuidar, mas eu sabia que iria dar conta de tudo isso.

E assim segui, noites a dentro, cansaço e nada de apoio nenhum para que todo esse processo se tornasse mais leve, mas a teimosa seguia mês a mês. Textos e mais textos, vídeos, exercícios e provas a cada conteúdo estudado.

Uma rotina super exaustiva e uma vontade enorme de poder seguir, a cada semestre as notas atingidas, as vezes as lágrimas viam pois ali era depositada tanta vontade e luta.

E assim foi um ano e meio de muita resistência mês a mês, até eu receber a triste notícia da minha mãe que eu teria que trancar a faculdade porque ela não iria mais conseguir pagar a faculdade, um aperto no peito, um abismo me tomava era eu tendo que desistir que chegar ao alcance do meu sonho.

Tantos sentimentos me acompanharam por dias, dor e tristeza mas lá no fundo vinha uma esperança, aquela que me acompanha há 21 anos.

Tudo que eu sempre quis eu conquistei e claro não será diferente agora.

O sonho segue adormecido que a poucos dias poderia seguir um novo curso, ao passar na seleção da faculdade da Ifrs para Tecnologia da Informação mas a realidade de realizar um curso a noite me fez desistir de querer seguir novamente.

Se tem uma coisa que eu aprendi nos últimos anos é respeitar os meus limites e reconhecer o que posso por causa da minha condição física e ela foi bem clara para mim.

Hoje não é há exatamente nove anos atrás que eu sozinha me aventurava a noite para fazer o técnico de informática, noites frias, sozinha na parada onde não se via uma alma, andava um trajeto enorme as vezes no escuro e uma vontade enorme de querer estudar e medo me acompanhavam diariamente.

As coisas mudaram e o mundo está mais violento e não me permito me colocar em risco pois hoje tenho dois filhos que precisam de mim.

O sonho segui adormecido e a vontade de poder finalizar os últimos semestres de Serviço Social seguem a esperançar do tempo.

No futuro próximo serei uma Assistente Social este é o meu sonho atual, claro que pode mudar no amanhã.

Depois de me lembrar de tantas barreiras que eu enfrentei por querer ter uma profissão, não permito que NINGUEM diga que as mulheres com deficiência são vitimista ou que nossa luta é.

Dana-se quem pensa assim, caminhe a caminhada que eu já tive que caminhar para poder sentir na pele o que é viver com alguma limitação neste mundo CAPACITISTA.

Eu só permito ser vista como vítima de uma estrutura machista que me colocou neste mundo que hoje hábito por não caminhar.

As marcas desta violência estão nesta vivência de 21 anos onde carrego dores e alegrias.

Estas são realidades minhas e de muitas tantas outras mulheres com deficiência que são pobre, periférica e negras.

Marcadores que marcam a nossa trajetória neste mundo tão desigual.

Já fez dois anos que tranquei a faculdade e nunca ninguém me perguntou como me sinto.

Que todas as mulheres possam seguir sonhando por mais que queiram lhes parar e que as barreiras de gênero não nos impeçam de sonhar e seguir buscando nossos sonhos e objetivos.

Euzinha continuarei sambando com minhas rodinhas na cara desta sociedade que a todo tempo tenta me parar e digo que NÃO vão conseguir.

Sabe porque? Por que sou a Teimosia em viver!!!!

Faixa que fiz quando passei na faculdade para Serviço Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua mensagem.
Saudações Feministas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...