Logo da agenda descrita em baixo. |
Atividades de Mobilização em Porto Alegre
15/11 – Manhã – Roda de Conversa sobre o corpo como território de direitos - Ponto de Cultura Corpo Arte e Expressão – Esplanada da Restinga – Coletivo Feminino Plural, Rede Feminista de Saúde, Ile Mulher, Ong Cirandar, Frente de Mulheres do Hop Hop, artistas e entidades populares e culturais da Restinga.
Tarde – Estupradores Não Passarão – Ato autônomo chamado pelo Coletivo de Mulheres da UFRGS.
18/11 – Seminário Internacional sobre o Tráfico de Mulheres – Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do RS - Participação do Consórcio Nacional de Monitoramento à Cedaw – Ação Permanente do Movimento de Mulheres.
21/11 - (10h - 19h) Reunião Nacional: Trabalhadoras Domésticas, Construindo Igualdade no Brasil e Lançamento do Livro "Libertas entre Sobrados - Mulheres Negras e Trabalho Doméstico em São Paulo 1880 – 1920”, de Lorena Telles, no Museu de Direitos Humanos do Mercosul, Praça da Alfândega, com apoio e parceria de Fundo Elas, Contracs, CUT e Onu Mulheres.
Abertura da Jornada 16 Dias
*23/11– 10 horas – Parque da Redenção – Ato Unitário do movimento feminista – Preparação da Marcha das Mulheres Negras – depoimentos – cultura – arte. Coletivo Feminino Plural, Rede Feminista de Saúde, Ilê Mulher, Ong Cirandar, Frente de Mulheres do Hop Hop, artistas.
*25/11 – Meio Dia – Ação de Visibilidade no Centro – Movimento de Mulheres.
18 horas – Concentração e Vigília pelas mulheres mortas – Esquina Democrática - Levante Popular da Juventude, Marcha Mundial de Mulheres, MTD, Rede Feminista.
*1º de Dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids – 13h30 - Seminário Estratégias Integradas Contra o HIV e a Violência Contra a Mulher – Projeto Conexões – Promoção: Coletivo Feminino Plural, Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da AL, Secretaria Estadual da Saúde, Secretarias Municipais de Saúde de Canoas, Viamão e Porto Alegre, Rede Feminista de Saúde e Campanha Mulheres Não esperam. Local: Sala Adão Pretto da AL/RS. Fone 32215298
2 a 5/12- Capacitação sobre gênero e saúde mental - Projeto Girassóis - Enfatiza a violência sexual e o sofrimento psíquico das mulheres – Convidada Maria José Araújo – Coletivo Feminino Plural, Rede Feminista de Saúde e Prefeitura de Canoas. Sindicato dos Metalúrgicos. Fone 32215298
Dia 5/12 - 14h - apresentação do vídeo "Arte da Loucura", documentário de Karine Emerich, Mirela Kruel, com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, da Região Friuli Venezia Giulia, na Capacitação do Projeto Girassóis. Sindicato dos Metalúrgicos, Canoas.
4/12– Oficina - As mulheres no Carnaval construindo a Marcha das Mulheres Negras 2015 - Fortalecendo os 16 dias de ativismo contra o racismo, a violência e o machismo. Das 17h30 às 19h. Sempre Mulher e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS - Rua dos Andradas, 1270 - 13º andar. Fone: 51 3344-9591 ou 3340-5808.
5/12 - Gênero e Direitos: Debatendo as respostas judiciais à Violência contra Mulheres - THEMIS com a participação das Promotoras Legais Populares, integrantes do Poder Judiciário, professores e estudantes de Direito.
6/12 – Seminário sobre Violência Contra as Mulheres no Trabalho – Fecosul/RS.
Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres – Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher – Massa Crítica.
9/12 – 14 h - Apresentação e debate sobre a Pesquisa “Por ser menina”, CEP Rua, Coletivo Feminino Plural, movimento pelo Fim da Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
18 h - Palestra de apresentação do curso "Gênero Raça/Etnia na Mídia: promovendo a autonomia e enfrentando a violência contra a mulher, por uma comunicação pública e plural" - SPM/RS e Sindicato dos Jornalistas do RS- Rua dos Andradas,1270 - 13º andar - Fone: 3228-8146; 3226-1735
10/12 – 10 h - Posse do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Porto Alegre. Salão Nobre da Prefeitura.
13h – Seminário A efetivação da rede especializada para as mulheres em Canoas. Coordenadoria de Políticas para as Mulheres de Canoas e Coletivo Feminino Plural, parceria com Comdim/Canoas.
Divulgação da Carta das Mulheres com Deficiência – Grupo Inclusivass – Porto Alegre.
PÓS JORNADA DOS 16 dias
12/12 – Diálogos Políticos – Monitoramento da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação da Mulher – Tráfico de Mulheres, Saúde e Direitos sexuais e Direitos Reprodutivos – 10 horas - Consórcio Nacional de Monitoramento à Cedaw – Ação Permanente do Movimento de Mulheres. Rede Feminista de Saúde, Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Mulher e Gênero da UFRGS, Cladem/Brasil e Coletivo Feminino Plural. Redes e articulações nacionais.
Programação articulada a partir da Regional da Rede Feminista de Saúde e Comdim/POA, com a participação do Fórum Municipal da Mulher, entidades e coletivos (poderão ocorrer alterações).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço sua mensagem.
Saudações Feministas.