20 de mai. de 2013

CONSULTORES DA TAGARELLAS APRESENTAM PESQUISAS SOBRE ACESSIBILIDADE EM SEMINÁRIO INTERNACIONAL

TAGARELLAS AUDIODESCRIÇÃO.


Os audiodescritores-consultores Felipe Mianes e Mariana Baierle, da Tagarellas Audiodescrição, apresentam nesta semana trabalhos sobre acessibilidade para pessoas com deficiência no 5º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e no 2º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. Os eventos são promovidos pela ULBRA (Universidade Luterana do Brasil) e pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e ocorrem de hoje (20) até quarta (22) no campus da Ulbra, em Canoas (RS).

Felipe Mianes (historiador pela PUCRS e doutorando em Educação pela UFRGS) e Mariana Baierle (jornalista pela PUCRS e mestre em Letras pela UFRGS) apresentam, em co-autoria, o artigo “Currículo para acessibilidade, algumas possibilidades”. O trabalho traz reflexões sobre o currículo das licenciaturas brasileiras e a qualificação dos docentes para atuação com alunos com deficiência, surdez e transtornos globais de desenvolvimento.

Os pesquisadores trazem, ainda, sua experiência como coordenadores adjuntos do curso de extensão “Educação, Cultura e Acessibilidade”, realizado no segundo semestre do ano passado, na UFRGS, e com uma nova edição prevista para junho deste ano. O artigo apresenta trechos de trabalhos dos alunos, com uma análise dos entendimentos e percepções sobre a acessibilidade cultural e educacional.

Felipe Mianes também apresenta o artigo “Audiodescrição e os processos de identificação através da cultura”. No trabalho, o pesquisador analisa como a audiodescrição, além de recurso de acessibilidade, pode ser também um componente nos processos de identificação das pessoas com deficiência visual. Por meio de depoimentos de pessoas cegas e com baixa visão, é revelada a importância da audiodescrição no acesso à cultura.

Fonte:tagasblog.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua mensagem.
Saudações Feministas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...