17 de nov. de 2012

Brasilienses desenvolvem videogame para cegos

A imagem mostra uma pessoa com fone no ouvido e a sua frente a tela da tv com o jogo.

Um grupo de jovens de Brasília desenvolveu um videogame para cegos. A ideia surgiu para que um deles, o analista de teste e deficiente visual Juliano César Ribeiro pudesse jogar.

— Os jogos que existem hoje não satisfazem os anseios dos deficientes visuais na questão da acessibilidade.

Jogar o Herocopter, como o game é chamado, é simples. Basta ter o programa instalado no computador, um fone de ouvido e um sensor de movimentos.

O professor Bruno Souza explica que, por meio de um equipamento chamado kinect, é possível controlar o jogo por meio dos movimentos do corpo do jogador.

— O kinect estimula a coordenação motora e determinados exercícios para movimentar o helicóptero do jogo.

O jogador é o piloto do helicóptero e o objetivo é salvar pessoas vítimas de desastres naturais como um tsunami, por exemplo.

Bruno de Souza explicou ainda que a novidade fica por conta do áudio do jogo, que é em 3D. Isso ajuda os deficientes visuais a terem uma percepção maior do que está se passando no game.

— É um sensor de movimento que capta áudio também. É um aparelho de custo baixo pelo desempenho que ele promove.

O jogo ainda não está no mercado porque ainda precisa de patrocínio para ser lançado. Mas, segundo Souza, a ideia é já começar a divulgá-lo na internet.

— Queremos distribuí-lo na internet. Esperamos em três meses publicá-lo em uma plataforma, como custo de U$4,99, que é em média R$ 10, no Brasil, sendo acessível, assim, para todos os deficientes.
Fomte:noticiasr7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua mensagem.
Saudações Feministas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...