25 de jun. de 2012

INT apresenta plataforma informática para pessoas com deficiência.



Novos software e hardware permitem que pessoas com deficiência visual e auditiva usufruam os avanços tecnológico
As pessoas com deficiência visual e auditiva ficam, com frequência, à margem das novas tecnologias. O Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI) desenvolveu uma plataforma de software e hardware capaz de permitir que usufruam esses avanços. O tecnologista Saul Mizrahi, da divisão de gestão de produção do INT, fez uma palestra na Arena de Debates do Espaço Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável reiterando a ideia de que a tecnologia pode ser uma ferramenta para o ensino.
Para isso, o INT desenvolveu um mural eletrônico com teclado em braile e um visor mostrando informações em texto e Libras, a Língua Brasileira de Sinais. O software que roda nesses módulos é desenvolvido no instituto, uma plataforma aberta para Windows e Linux que permite que informações sejam catalogadas e organizadas.
O objetivo da tecnologia assistiva é proporcionar mobilidade, qualidade de vida e empregabilidade para deficientes, explicou Mizrahi. O INT tem como alguns de seus objetivos a inclusão social, tecnologia assistiva, inovação tecnológica e popularização da tecnologia.
Um dos principais interesses do INT é impedir que o projeto fique no balcão do instituto. Pelo contrário, a ideia é que ele chegue ao maior número de lugares possível. Para viabilizar o projeto, fazemos parcerias com agências de fomento, outros institutos, utilizamos políticas públicas conversamos com fabricantes, explicou Mizrahi.
Fonte: Melhor Celular

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua mensagem.
Saudações Feministas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...