11 de dez. de 2018

Construindo novas histórias para meninas e meninos com descrição feita por Carol Santos.

Instituto Avon e Turma da Mônica se unem para construir histórias para meninas e meninos em 21 tirinhas inéditas. Todos os dias, até 10 de dezembro, uma nova HQ com Mônica, Magali, Rosinha, Marina, Milena, Dorinha e tantas outras, inspirando meninas e meninos a acreditarem que podem superar obstáculos com determinação, responsabilidade e solidariedade. O projeto conta também com apoio da ONU Mulheres Brasil.
Pensando em tornar este projeto de empoderamento, respeito e igualdade para meninas e meninos acessível as crianças cegas onde muitas se quer sabem como são personagens da Turma da Mônica.
Eu decidi tornar este projeto acessível para a criançada de maneira autônoma e sem parceria, somente através do meu conhecimento com a descrição de imagens estáticas e o trabalho que desenvolvo no meu blog e página no Facebbok, além do trabalho construído no blog, página das Inclusivass e no Coletivo Feminino Plural. instrumentos acessíveis criados por mim na perspectiva de incluir todas e todos ao acesso a informação.
Um projeto como este voltado para as crianças não poderia ser diferente, saliento que não sou profissional apenas um eterna aprendiz no quesito incluir.
Quem sabe eu consiga uma parceria para avaliar e melhorar as descrições deste projeto no futuro.
Também estarei trabalhando nas escolas apresentando estas novas histórias, projeto importante criado pelo Instituto Avon, Mauricio de Sousa e apoio da ONU Mulheres Brasil.
Este projeto conta com 21 histórias apresentadas em três quadrados um ao lado do outro, trazendo temas de autonomia, amorosidade, palavras e atos, protagonismo, equidade, companheirismo, cuidado do corpo e mente, relações, cooperação, sentimentos e emoções, empatia, acolhimento, amizade e cuidado, representatividade, ética, empoderamento, colaboração, respeito as diferenças, direito voz e expressão.
Estarei dividindo as tirinhas em postagens aqui na página e descrevendo como são os personagens da Turma da Mônica nas próximas semanas.



Descrição da tirinha da Turma da 
Mônica- Construindo novas histórias para meninas e meninos.

Descrição da primeira tirinha (Autoestima):
Tirinha em formato quadrado, dividida em três partes. A tirinha é colorida.

1º quadrinho: Mônica está atrás do Cebolinha. Ela lhe observa. Cebolinha está sorrindo com os braços abertos. Ele diz: Mônica baixinha!, GODUCHA e dentuça!

2º quadrinho: Mônica com expressão de brava. Segura a camisa do Cebolinha pelas costas e fala: CALMA AÍ! Cebolinha apavorado, com os dois braços para frente e a língua para fora. Apenas seus calcanhares atingem o chão. Ele apavorado diz: EITA!

3º Quadrinho: Mônica está de costas para Cebolinha. Ela está em uma pose descontraída, com a mão direita para cima e a esquerda na cintura, o pé esquerdo dobrado. Ela diz para ele: Você se esqueceu de falar linda, inteligente e poderosa! Cebolinha com o corpo curvado para frente observa Mónica sem entender nada.

A narração se dá na rua em um lugar gramado.



Descrição da segunda tirinha (Direito a voz e Expressão):
1º quadrinho: Mônica e Magali caminham uma ao lado da outra. Mônica observa o que Magali diz. Mónica está com as mãos para trás. Magali gesticula com as mãos e diz: Eu queria falar uma coisa. Mas não sei se devo!

2º quadrinho: Mônica gesticula com a mão esquerda. Tem os olhos fechados. Ela diz: Claro que deve! Não deixe o medo impedir você de se expressar! Eu não vou julgar você pela sua opinião! Enquanto Mónica fala, Magali lhe observa com posição de sair de perto.

3º quadrinho: Mônica fica de frente para Magali e pergunta: O que você queria falar? Com as mãos na barriga, Magali diz: Ás vezes, eu gostaria que o desenhista me fizesse com outras roupas.

A narrativa passa na rua em um lugar gramado.


Descrição da terceira tirinha (Respeito as diferenças):

A imagem da 1ª e 2ª tirinhas se completam na terceira.


1º quadrinho: Jeremias, Cebolinha, Titi, Milena e Mônica, estão em sequencia, um ao lado do outro. Da cabeça de Titi uma nuvem com a frase:: HUM... MUITO INTERESSANTE!

2º quadrinho: Vemos o complemento do rosto de Titi. Ao lado, Milena e Mônica, onde vemos duas mãos tocando o rosto de Mônica , e uma nuvem com a frase: Ê.... Era o que eu imaginava mesmo!

3º Quadrinho: Milena sorri. Suas mãos estão próximas ao queixo. Mónica está ao seu lado, que também sorri, tendo suas mãos para trás do corpo. Ao seu lado está Dorinha gesticulando com a mão direita que fala: Todos têm suas diferenças, mas são igualmente lindos e queridos!

A narrativa passa na rua em um lugar gramado.


Descrição da quarta tirinha (Colaboração):
1º Quadrinho: Magali está em cima de um galho de árvore e diz: Segura aí, Mônica! Ela, inclina o corpo, esticando as mãos, para pegar uma maçã e diz: Opa!

2º Quadrinho: Monica gesticula com a mão esquerda e diz: Eu não! Magali alcança a maçã para Mónica e fala: Esta era a última! Pega, Mônica!

3º Quadrinho: Mônica segura com a mão esquerda metade da maçã e diz: As melhores vitórias são compartilhadas. Magali segura a outra metade da maçã.

A narrativa entre Magali e Mónica se dá sempre de frente uma para outra. A cena acontece na rua, onde no 1º quadrinho, vemos, ao fundo, um contorno de casa na cor preta.

Descrição da quinta tirinha(Representatividade):
1º Quadrinho: Titi, Jeremias, Milena, Belinha, Monica e Magali estão um ao lado do outro observando Cebolinha que corre na direção deles com um pôster na mão direita e diz: Gente saiu o novo pôster de X-GALELA!

2º Quadrinho: Todos admirados olham e Magali diz: Uau! Tem muitos personagens diferentes! Cebolinha mostra o pôster e diz: Eu sei!

3º Quadrinho: Eles continuam olhando para o Cebolinha, permanecendo um ao lado do outro, e Cebolinha com o pôster na mão diz: Tipo a gente!

A narrativa passa na rua em um lugar gramado.



Descrição da sexta tirinha (Empoderamento):
1º Quadrinho: Em frente ao cinema, Cebolinha fala para Mônica e Milena: Olha lá! As meninas usam uma capa e estão uma de frente para a outra.

2º Quadrinho: Cebolinha diz: Acham que colocar uma capa tolna vocês a mulher-fantástica? Mônica diz: Claro que não! Milena está ao seu lado com os olhos fechados.

3º Quadrinho: Mônica e Milena colocam a mão na cintura. Cebolinha está do lado delas. Mônica diz: Mas nossa amizade, SIM!

A narrativa passa em frente ao cinema, onde vemos, na parede do 1º quadrinho , o cartaz do filme com uma mulher vestida de um personagem, escrito: MULHER FANTÁSTICA.

Um comentário:

Agradeço sua mensagem.
Saudações Feministas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...