7 de mar. de 2017

EU PARO NO DIA 08 DE MARÇO!

Imagem retangular com fundo preto e no centro um circulo na cor rosa com 8M GREVE.


O mês de março já começou e trouxe com ele muitas atividades para fazer, mas quero fazer uma reflexão sobre este mês e o dia 08/03 que se aproxima.
Dia 08/03 dia dedicado a nós mulheres, cresci vendo propagandas em homenagens as mulheres pelo seu dia e assim vai, confesso que não tive esta referência do meu pai com a minha mãe por isso tudo que sei sobre esta data e as mulheres foi o que a mídia divulga.
Neste dia somos lembradas como as super mães, boas donas de casa, boas funcionárias, ganhamos lembranças, presentes e homenagens, chega ser cansativo este dia na vida de algumas mulheres.
Alguns anos atras eu achava isso tudo tão legal, ter um dia para as mulheres, mas  hoje vejo com um novo olhar, a publicidade usa este dia para vender perfumes, flores, roupas, maquiagens e uma lista imensa de coisas, tornando este dia comercial.
Mas não divulga o porque este dia existe,então vamos lá:
O dia Internacional da Mulher surgiu no final do seculo XIX, através das lutas femininas por melhores condições de vida, trabalho e o direito ao voto.
Em 1955 surgiu o mito de que a data teria como origem a celebração da luta e da greve de mulheres trabalhadoras do setor têxtil em Nova York em 1857 que haviam sido duramente reprimidas pela polícia ou mortas em um incêndio criminoso na fábrica.

Entendendo isso partimos para o dia de amanhã onde as mulheres do mundo inteiro irão parar e dizer um basta.
Um chamado internacional tem mobilizado as mulheres para no dia 08 de março pararem suas atividades e saírem para as ruas lutarem contra as perdas de direitos conquistados por nos durante anos de lutas através dos  movimentos de mulheres..
No Brasil vivemos momentos difíceis quando falamos de políticas para as mulheres, o atual governo deixa claro que na sua pauta não inclui as mulheres, mexendo nos direitos já conquistados, são perdas e mais perdas que nos atingem.
Infelizmente neste ano poucas mulheres assumiram a política deixando nas mães dos homens o direito de escolherem por nós.
A chamada principal para a Marcha das Mulheres esta baseada na atual situação com a Reforma da Previdência que atingirá milhões de mulheres quando o governo equipara as idades entre homens e mulheres, não levando em conta a dupla jornada de trabalho que nos mulheres vivemos,  trabalhamos 8 horas a mais por semana que os homens, somos mãe, donas de casa e cuidadoras.

Estas perdas e a falta de políticas atingem diretamente as mulheres com deficiência, mulheres do campo, professoras e mulheres negras. teremos que trabalhar mais do que já trabalhamos e se aguentarmos chegaremos a idade minima para nos aposentarmos e quando isso acontecer continuaremos com as mesmas atividade familiar pois é assim que a sociedade nos educa enquanto ser mulher.

Queremos viver sem violência
Com igualdade
Queremos a garantia de nossos direitos.

Por isso neste dia eu paro, por mim e por todas as mulheres.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua mensagem.
Saudações Feministas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...