28 de mai. de 2014

IMUNIDADE E PLANTAS.


Estes dias conversando com uma amiga sobre sua filha que esta com uma escara a tempo e já fez de tudo pra curar e nada pois esta é a realidade de muitos cadeirantes e díficilmente um já não ter tido uma no corpo que por ficar com a pele sensível qualquer movimento ou muito tempo na cadeira já é motivo para ela se manifestar e depois pra curar meu pai é complicado eu mesma já passei por isso e tenho que sempre estar me cuidando usando DERSANI que hidrata a pele e protege mas em outra matéria falo sobre o Dersani e escara só iniciei este assunto para vocês que acompanham meu blog e não são cadeirante terem uma ideia das complicações que podemos ter por ficarmos sentados.
Mas quero falar da tão preocupante IMUNIDADE quem já ouviu falar nela, pois é ela a responsável por nos proteger contra doenças infecciosas e de repetição e se tivermos com ela baixa estamos livres para as tão corriqueiras infecções urinárias é a maioria sofre e muito com elas e como fazemos sondagens adquirimos muito e um dos fatores é por causa das IMUNIDADE um corpo parado não consegui muitas vezes produzir essas células de defesa e fazendo minhas pesquisa fui descobrindo métodos para auxiliar no controle e uma delas é o uso do chá o que me chamou a atenção porque eu vivo cm a minha baixa e sempre com uma coisa ou outra e por isso achei legal falar nesta planta e irei em busca de onde encontrar para fazer uso, nunca esquecendo que fazer exercício em um corpo parado é ótimo e pegar aquele solzinho no horário da manhã também é bom.

A Equinacea é um fitoterápico utilizado para estimular o Sistema Imunológico, em casos de resfriados, gripes, infecções respiratórias e urinárias de repetição. Externamente, na forma de cataplasma ou ungüento, cicatriza feridas e úlceras de pele.

Tem uma aparência espinhosa, o que justifica a origem do seu nome. Echinos é um nome grego para ouriço-do-mar. Suas flores assemelham às margaridas e suas pétalas são arroxeadas.

A Equinacea é originária da América do Norte (Estados Unidos da América e Canadá). É uma planta da família Asteraceae, conhecida popularmente por purpúrea, flor-de-cone, rudbéquia, “echinacea” e “coneflower purple” (francês e inglês).

É a planta imunoestimulante mais pesquisada no mundo. Os índios americanos foram os primeiros a utilizar esta planta, pois tinham conhecimento dos seus poderes medicinais e a usavam para tratar todo tipo de picadas de insetos, na forma de infusão. Tornou-se conhecida por botânicos europeus em 1690.

O sistema imunológico é responsável por nos manter vivos, protegidos e isolados dos milhares de microorganismos que diariamente invadem nossos corpos e nos expõe a todo tipo de doenças. Existem vários fatores na nossa vida diária que podem prejudicar o nosso corpo e o sistema imune, como o estresse da vida moderna, poluição e abuso de drogas. E a mais importante indicação da Equinacea é a ação como imunoestimulante, aumentando a defesa do organismo em pacientes submetidos a quimioterapia e prevenindo infecções e doenças temporárias, como gripes, resfriados, abcessos, bronquite e dor de garganta, entre outros.

A Echinacea atua no sistema imunológico, estimulando a produção das células T, fagócitos, linfócitos, além da atividade (ainda discutida) contra células tumorais. Também inibe a secreção da enzima hialuronidase e seu antibiótico natural - a echinacoside é comparada a penicilina, porém há dúvidas se existe bastante concentração dessa substância para um efeito antibiótico.



Existem 3 tipos comercializados: Echinacea angustifolia, Echinacea purpurea e Echinacea pallida. São ingeridas oralmente na forma de cápsulas, tinturas, extratos fluidos ou xaropes. Se houver precedentes de gastrite, a melhor opção é tomar o chá ou a infusão da Echinacea. É recomendado o seu uso durante 2 meses.

Devido à possível ativação de agressões autoimunes e outras respostas imunes hiper-reativas, o medicamento não deve ser administrado em pacientes com esclerose múltipla, asma, colagenose, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), pacientes fazendo uso de medicamentos imunossupressores, tuberculose e outras desordens autoimunes.



No Brasil, especificamente nas regiões Sudeste e Sul, quando ocorre a mudança de estação nos meses de abril/maio, passamos por mudanças bruscas e variáveis de temperatura e umidade do ar. Saímos de um calor intenso e úmido e entramos num período seco e frio. Com isso, muitas pessoas são acometidas pelos resfriados e gripes, lotando os postos de saúde e prontos socorros. A falta de cuidados como o fortalecimento do organismo, uso de máscaras para evitar a transmissão do vírus, lavagem das mãos, evitar lugares fechados, etc, faz com que a disseminação de um simples vírus de gripe se torne uma epidemia, desgastando o corpo, o trabalho, o convívio social, e gerando gastos que poderiam ser evitados, tanto para a pessoa quanto para a sociedade.

A Echinácea é apenas mais um recurso no combate às gripes e resfriados, tanto preventivo como curativo. Ao meu ver, o mais importante está na educação e na conscientização dos cuidados consigo e com o próximo.


Por: Eliza Tomoe Harada

Um comentário:

  1. OI CAROL ADORO TEU BLOG SOU CADEIRANTE E ESTA MATERIA É TE EXTREMA MPORTANCIA PARA NOS PARABENS PELAS LINDAS MATERIAS QUE CONTRIBUEM.RUTE

    ResponderExcluir

Agradeço sua mensagem.
Saudações Feministas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...