Imagem do aparelho na mão de uma pessoa e ao fundo um ônibus. |
DIVULGAÇÃO
Precisamos de voluntários cegos, que utilizem a linha 510, auxiliadora, para executarem testes com o aparelho DPS2000.
Interessados devem entrar em contato pelo e-mail afoliveira@eptc.prefpoa.com.br até dia 03/09/2013.
O DPS2000® é um sistema pioneiro, concebido para possibilitar a passageiros com deficiência o acesso aos serviços de transporte público de forma autônoma e segura.
Como funciona:
Símbolo embarque acessível
A principal finalidade do Sistema de Sinalização Eletrônica de Embarque DPS2000 é avisar antecipadamente ao motorista dos ônibus urbanos quando houver um passageiro com deficiência precisando embarcar no próximo ponto, permitindo que o condutor faça uma parada mais precisa e atenciosa.
O sistema também anuncia aos passageiros deficientes visuais sobre a chegada do veículo, ao mesmo tempo que os orienta para encontrar a porta de entrada do coletivo.
Para isso, são necessários dois aparelhos diferentes, o transmissor e o receptor. O primeiro é de uso pessoal do passageiro com deficiência, e serve para chamar o ônibus. O segundo é instalado em cada ônibus para que se torne acessível.
TRANSMISSOR PORTÁTIL
Usado pelo passageiro para chamar o ônibus.
Passageiro chamando ônibus com transmissor DPS2000 Transmissor portátil DPS2000 na mão O transmissor é controlado através de uma única tecla direcional, através da qual o passageiro escolhe a linha de ônibus e ativa um sinal de rádio com o pedido de embarque.
A interface do aparelho é através de menus de áudio, que vão sendo vocalizados para o usuário conforme ele move a tecla direcional. Isso garante uma usabilidade fácil e intuitiva.
RECEPTOR COM ALTO-FALANTE
Instalado em cada ônibus para detectar o sinal de embarque.
Instalado em cada coletivo junto à porta dianteira, o receptor alerta o motorista para parar no próximo ponto quando o aparelho detecta que o ônibus da linha solicitada está a menos de 100 metros da pessoa que o chamou. Nesse momento, o alto-falante acoplado ao receptor exerce duas funções principais:
Símbolo deficiência física
Se o passageiro for cadeirante, uma mensagem de voz avisa antecipadamente ao motorista que o elevador foi solicitado. Estando ciente a tempo, o condutor terá espaço suficiente para posicionar o veículo com muito mais precisão, permitindo a descida correta do elevador e garantindo um embarque muito mais ágil e seguro para o solicitante.
Símbolo deficiência visual
Se o passageiro for deficiente visual, bipes periódicos do receptor alertarão o motorista a parar no próximo ponto. Ao realizar a parada, o alto-falante do receptor DPS2000 passará então a anunciar o número da linha e a chegada do ônibus. Esse mesmo som orienta a pessoa até a porta de entrada, permitindo que a pessoa com deficiência visual pegue seu ônibus sem depender de qualquer ajuda.
FONTE:ACERGS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço sua mensagem.
Saudações Feministas.