4 de mar de 2013

Implante de retina devolve visão a oito pessoas cegas


São praticamente diárias as boas notícias no campo dos avanços científicos relacionados com a biologia humana. O mais recente traz novas esperanças aos que perderam a visão.
O aparelho chama-se Alpha IMS e é um sistema capaz de detetar a luz vinda dos olhos, através de um conjunto de elétrodos implantados debaixo da retina do paciente. Os sinais detetados são, depois, enviados para um microchip que os reenvia para o cérebro, onde são processados como se fossem sinais orgânicos oriundos de olhos saudáveis. Para já os pacientes veem a preto-e-branco e existe um botão colocado atrás da orelha para ajustar o brilho das imagens.
Este sistema foi desenvolvido por investigadores da Universidade de Tübingen na Alemanha. O Alpha IMS inclui 1500 elétrodos o que permite criar imagens com muito mais resolução que outras soluções semelhantes.
Infelizmente, o The Verge indica que o Alpha IMS não se destina a todos os invisuais, já que é necessário que a parte responsável pelo processamento da visão do sistema nervoso esteja funcional. Assim, e para já, esta é uma solução que se destina apenas àqueles que perderam as células dos olhos sensíveis à luz, devido a doença.
Das nove cirurgias executadas para implantar o Alpha IMS, oito foram bem sucedidas. A última falhou porque, infelizmente, os médicos tocaram no nervo ótico do paciente. As primeiras impressões de quem foi submetido ao tratamento são também muito encorajadoras. As pessoas foram capazes de detetar detalhes como um sorriso, a presença ou ausência de óculos e sinais em portas.
Fonte: Portal Nacional de Tecnologia Assista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado. Obrigado por participar pois sua opinião é importante para eu continuar meu trabalho.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...