3 de nov. de 2012

Cadeira de rodas do futuro.

A foto mostra um homem sentado na cadeira com um tipo de touca com eletroudo na cabeça.

A tecnologia promete, em pouco tempo, revolucionar a vida dos cadeirantes. Blogs e sites de tecnologia ficaram cheios de boas idéias para eles na última semana. Hoje, surgiu a mais impressionante delas. Faz qualquer ser humano normal em cadeira de rodas ganhar de uma só vez os poderes de dois mutantes do famoso HQ X-Men: a telepatia do professor Xavier, que é paraplégico, e a capacidade de mover qualquer coisa feita de metal, do Magneto. Ou seja, é possível usar o poder do pensamento para mover a cadeira de rodas. Na prática, um aparelho capta ondas cerebrais em intervalos de 125 milésimos de segundo (tradução: intervalos muuuuuito pequenos) para definir com precisão de 95% (tradução: quase infalível!) para onde o cadeirante deseja virar. Olha só o vídeo de demonstração:





Como você viu, um notebook faz o meio do caminho entre as ondas cerebrais e a cadeira de rodas. É uma inovação que pode aumentar a independência de tetraplégicos, por exemplo, com restrições de movimento também nos braços. A pesquisa é do Instituto de Ciências do Cérebro, no Japão.
Outras duas boas idéias ainda em desenvolvimento vão além dos desafios da mobilidade. A primeira facilita a vida de quem quer um outro ponto de vista. Com a cadeira de rodas idealizada pelo designer australiano Jake Eadie, o cadeirante pode levantar-se. Isso mesmo! Olha só na imagem. Além de tudo, tem visual de carro esporte.


bombou-cadeira-que-levanta.jpg


A segunda idéia pode facilitar muito a vida no dia a dia dentro de casa. Para muitos cadeirantes, ir da cadeira para a cama é um desafio grande. A boa sacada do designer Patrick Decker é fazer uma cadeira de rodas que se encaixa em uma estrutura em forma de U para… Virar a própria cama.


bombou-cadeira-que-deita.jpg


O que ainda falta fazer é adaptar as calçadas da cidade, lojas, cinemas, prédios públicos… Coisas que dependem de mais do que apenas uma boa idéia, ou tecnologia. Que tal inventarem um chip de consciência cidadã para governantes? Ganha o Nobel na certa.

Fonte: ÉPOCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua mensagem.
Saudações Feministas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...