25 de nov. de 2012

16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres.

16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres.

Em 1991, mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Estados Unidos) lançaram a Campanha dos 16 dias de ativismo com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. As participantes escolheram um período de significativas datas históricas, marcos de luta das mulheres, iniciando a abertura da Campanha no dia 25 de novembro - declarado pelo I Encontro Feminista da América Latina e Caribe (em 1981) como o dia Internacional de Não  Violência Contra as Mulheres - e finalizando no dia 10 de  dezembro - dia Internacional dos Direitos Humanos.
No Brasil esta data tem sido comemorada a partir de 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, 25 de Novembro - Dia Internacional de Luta pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, e no Dia 1º de Dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, Dia 6 de Dezembro, Dia de Luta dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.
O Fórum Municipal da Mulher de Porto Alegre, o Fórum Estadual de Mulheres do RS, a Regional da Rede Feminista de Saúde, em articulação com as diversas entidades e movimentos, e em parceria com entidades governamentais e universidades, desenvolve na capital gaúcha um Calendário de atividades. O movimento de mulheres denuncia a persistência da impunidade dos agressores e a falta de políticas públicas que ofereçam proteção e defesa das mulheres por meio de redes de atendimento.
SAIBA:
·         A violência contra as mulheres é uma violação de direitos humanos persistente em nossa sociedade. Expressa relações desiguais de gênero e é agravada por outras desigualdades.
·         Desde 2006 esta forma de violência é considerada um crime no Brasil, sendo a Lei Maria da Penha, sobre a violência doméstica e familiar, a mais conhecida legislação para seu enfrentamento.
·         Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma em cada três mulheres brasileiras enfrenta este problema.
·         Em 10 anos, cerca de 43 mil mulheres foram assassinadas no Brasil, o que demonstra a gravidade do problema.
AGENDA DOS 16 DIAS DE ATIVISMO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
25 de Novembro – Dia Internacional de Luta pelo Fim da Violência Contra a Mulher -  10 horas - Flashmob pelo fim da violência, convocado pelo Fórum Municipal, Fórum Estadual, Rede Feminista e Marcha Mundial de Mulheres, Campanha Ponto Final. Bancas (SPM/RS) e atividades de panfletagem. Parque da Redenção (Expedicionário).
15 horas - Exibição do documentário produzido pela Casa de Cinema de Porto Alegre, intitulado "Maria da Penha: um caso de litígio Internacional". Parceria de THEMIS e CLADEM e as Cátedras de Gênero e de Direitos Humanos do IPA. Local: Santander Cultural.
26 de Novembro - Manhã - 7h30 - Panfletagem na Estação do Metrô de Porto Alegre (sob a responsabilidade do Coletivo Feminino Plural e Marcha Mundial de Mulheres), com todas as entidades, parceria com SPM/RS e Trensurb. Esta atividade ocorrerá em estações do Metrô até dia 10 de Dezembro.
28 de Novembro - 14 horas - Aula final do Curso de Capacitação sobre Lei Maria da Penha - Fundatec, Themis, Cladem. Local: Ajuris.
29 de Novembro - Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino (9h às 12h) Conferências Salão de Festas da UFRGS e Ministério Público) e 9h - 16h atividades autogestionadas, 14h-16h -"A Luta de resistência das Mulheres Palestinas", Salão de festas da UFRGS); 17h - Marcha de abertura do Fórum da Palestina Livre - Ala das Mulheres; 30 de Novembro e 1º de dezembro - Fórum da Palestina Livre - (9h às 12h Conferências Salão de Festas da UFRGS e Ministério Público) e 9h - 16h atividades autogestionadas (10h-12h) -"Estado Laico e Democracia no Brasil" - CCMQ, sala C2), (16h30-18h30) Assembleia dos Movimentos Sociais - Salão de Festas da UFRGS – Fórum Gaúcho pelas Liberdades Laicas.
1º de Dezembro – Dia Mundial de Luta Contra a Aids – Divulgação dos resultados do Monitoramento da Inclusão da Violência contra Mulheres na Resposta à Aids no Brasil, Campanha Mulheres Não Esperam Mais. http://mulheresnaoesperam.blogspot.com.br/
5 de Dezembro - Seminário Violências e Gênero - Coisas que a gente não gostaria de saber. Lançamento da segunda edição do livro. Promoção: Fórum Municipal da Mulher de POA, regional da Rede Feminista de Saúde e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Violência, Ética e Direitos Humanos da PUCRS. Local: Prédio 15 da PUCRS,  das 13h às 18 horas. Entrada franca, com certificado.
6 de Dezembro - Encontro dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres -   Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres - Parceria Campanha Ponto Final. Local: Assembleia Legislativa. http://www.homemcontraviolenciamulher.com.br/frente_parlamentar.php
7 de Dezembro - Encontro Mulheres Negras enfrentando a violência e II Seminário Temático “Justiça com as próprias mãos”,  14h na Sala 501 da FACED/UFRGS. Promoção: Maria Mulher – Organização de Mulheres Negras, Faced/UFRGS, CNPQ, Parceria: Rede Feminista de Saúde Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, Aicas.
16 horas –  Filme e debate na Casa Lilás. Promoção: Ile Mulher.
10 de Dezembro - Dia dos Direitos Humanos
12h-13h - 24h de Ação Feminista de Solidariedade - Centro da cidade de Porto Alegre. Marcha Mundial de Mulheres.
17 horas - Entrega do Prêmio de Boas Práticas pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. Promoção: Campanha Ponto Final na Violência Contra Mulheres e Meninas. Local: Mezzanino da Casa de Cultura Mario Quintana. www.campanhapontofinal.com.br. Às 18 horas - Apresentação teatral da Escola Lilás de Direitos Humanos (Coletivo Feminino Plural) sobre a temática da violência de gênero. Casa de Cultura Mario Quintana.
Informações: http://forumulherpoa.blogspot.com.br/
Informações: Coletivo Feminino Plural/Campanha Ponto Final (32215298 - Renata Jardim – 98315882); Rede Feminista de Saúde Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos - Telia Negrão – 81003878; Ile Mulher – Rosmari Castilhos – 99584218; Marcha Mundial de Mulheres – Claudia Prates -96832739; Escola Lilas de Direitos Humanos – Lea Epping 99695057; Maria Luisa Pereira de Oliveira – Sempre Mulher – 99943769; Maria Mulher – Org. Mulheres Negras – Conceição Lopes Fontoura – 99569992)

Fonte:www.sindesc.com.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua mensagem.
Saudações Feministas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...