6 de jul. de 2012

Viva o Centro a Pé é tema de monografia do curso de Turismo.


Participantes conhecem aspectos históricos e culturais da cidade


É importante um projeto como este incentivar nos cidadãs a preservar nosso patrimônio é fundamental para atrairmos nossos turistas a nossa cidade.(Carol)

A caminhada orientada Viva o Centro a Pé foi tema de monografia da aluna Paula Tapia Vergara para a obtenção de grau do Curso de Bacharelado em Turismo da PUCRS. A orientadora foi a Profª Me. Ana Carolina de Oliveira Melo.
Com o título “Viva o Centro a Pé como Prática Social e Turística dentro da Cidade de Porto Alegre”, o trabalho analisa a ação do Programa Viva o Centro sob a ótica cidadã e turística, como incentivo à preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade, reforçando sua identidade.  Além de expor a relevância que o patrimônio tem para a cidade, o trabalho analisa a percepção dos participantes em relação à questão histórica e cultural.
Nas entrevistas realizadas com os participantes dos passeios, foram identificados  como fatores de motivação a vontade de conhecer melhor a cidade e de ter um olhar mais apurado de suas atrações, além da visão cotidiana. “É uma forma de apropriação da cidade”, ressalta Paula.
Em sua conclusão, Paula mostra a relevância da criação e implantação de políticas públicas bem planejadas, que visem à qualificação do patrimônio e da cidade. “Conhecer e entender melhor a importância do patrimônio e da cidade, estimula não só um sentimento de pertencimento, mas também reforço da identidade no cidadão”, observa.
Caminhada - As caminhadas do Viva o Centro a Pé são realizadas duas vezes por mês, sempre aos sábados, às 10h, com duração aproximada de duas hora, orientadas por professores especialistas em história ou arquitetura. A saída é do totem do Caminho dos Antiquários da Demétrio Ribeiro, em frente à Praça Daltro Filho, no encontro das ruas Coronel Genuíno e Marechal Floriano. Em caso de chuva, o passeio passa para a semana seguinte.
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com.  Para participar é necessário doar alimentos não perecíveis, que serão encaminhados a instituições do Município. Outra opção é a doação de ração para cães e gatos, que será destinada aos animais, por meio da Seda (Secretaria Especial dos Direitos Animais). Existem caixas para o recolhimento no ponto de saída das caminhadas (informações pelo telefone 3333-1873).
A realização é da Secretaria do Planejamento Municipal (SPM), da Cultura (SMC), Turismo (SMTUR), Programa Viva o Centro, e Gabinete da Primeira Dama, com apoio da EPTC. Visite o site www.portoalegre.rs.gov.br/vivaocentro e a página do Viva o centro a Pé, no facebook pelo endereço http://www.facebook.com/vivaocentroape.

Fonte: Site Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua mensagem.
Saudações Feministas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...