.cloud-label-widget-content { text-align: left; } .label-size { background: #5498C9; border-radius: 5px; display: block; float: left; margin: 10px 6px 3px 0; color: #fff; font-family: 'Arial',"Segoe UI",Arial,Tahoma,sans-serif; font-size: 11px; text-transform: uppercase; } .label-size:nth-child(1) { background: #F53477; } .label-size:nth-child(2) { background: #89C237; } .label-size:nth-child(3) { background: #44CCF2; } .label-size:nth-child(4) { background: #01ACE2; } .label-size:nth-child(5) { background: #94368E; } .label-size:nth-child(6) { background: #A51A5D; } .label-size:nth-child(7) { background: #555; } .label-size:nth-child(8) { background: #f2a261; } .label-size:nth-child(9) { background: #00ff80; } .label-size:nth-child(10) { background: #b8870b; } .label-size:nth-child(11) { background: #99cc33; } .label-size:nth-child(12) { background: #ffff00; } .label-size:nth-child(13) { background: #40dece; } .label-size:nth-child(14) { background: #ff6347; } .label-size:nth-child(15) { background: #f0e68d; } .label-size:nth-child(16) { background: #7fffd2; } .label-size:nth-child(17) { background: #7a68ed; } .label-size:nth-child(18) { background: #ff1491; } .label-size:nth-child(19) { background: #698c23; } .label-size:nth-child(20) { background: #00ff00; } .label-size a, .label-size span { display: inline-block; color: #fff !important; padding: 4px 10px; font-weight: normal; } .label-size:hover { background: #222; } .label-count { white-space: nowrap; padding-right: 3px; margin-left: -3px; background: #333; color: #fff ; } .label-size:hover .label-count, .label-size:focus+.label-count { background-color: #ff6bb5; }

6 de jul de 2012

Porto Alegre em Cena 2012


Ilustração de um banco e a frente escrito Porto Alegre em Cena


Uma realização da Prefeitura de Porto Alegre, o festival internacional Porto Alegre em Cena inova nesta 19ª edição e promove a venda antecipada de ingressos de alguns dos principais espetáculos do festival: Mãe Coragem e seus filhos (Alemanha), do Berliner Ensemble, Fuerza Bruta (Argentina) e Poemúsica, com Adriana Calcanhotto, Augusto de Campos e Cid Campos. Clique aqui para ver como será a pré-venda.
O Poa em Cena traz pela primeira vez o grupo alemão Berliner Ensemble, com a montagem Mãe Coragem e seus filhos, de Bertolt Brecht. “A presença do Berliner Ensemble entre nós, o mítico grupo fundado por Bertolt Brecht, apresentando este espetáculo em uma encenação dirigida por Claus Peymann, será um momento histórico para as artes do Rio Grande do Sul”, afirma Luciano Alabarse, coordenador do Porto Alegre em Cena.
O espetáculo Fuerza Bruta, da Argentina, mistura som, efeitos especiais e expressão corporal em um trabalho cheio de surpresas para modificar profundamente a realidade do espectador. Fuerza Bruta, já apresentado na Europa e nos Estados Unidos – desde 2007 na Brodway, já foi visto por mais de 500 mil pessoas - é um evento em que os mundos se colidem e a realidade fica para trás. Durante a performance, o público mergulha em uma experiência de 360º: um homem corre sobre umaplataforma atravessando paredes móveis; performers suspensos no ar rodeados de um vasto mar e mulheres exuberantes se mexem etereamente em uma piscina de acrílico acima dos espectadores. Um dos grandes criadores argentinos, Digui James é o criador responsável por essa encenação personalizada.
Mercosul - Como nas edições anteriores, haverá uma significativa mostra do teatro do Mercosul, num recorte do que há de melhor sendo produzido nos países vizinhos. A Mostra de Teatro Uruguaio Contemporâneo marca a primeira homenagem do Em Cena a um país em especial e trará grandes atores como Walter Reyno e Isabel Schipani, além de autoridades daquele país. Textos de dramaturgos como Eduardo Pavlovsky, Carlos Gorostiza e Román Podolsky figuram na mostra Mercosul, onde a Argentina também está representada com quatro peças, incluindo Molly Bloom, de Carmem Baliero, baseada no último capítulo de Ulisses, do James Joyce.

A literatura se faz presente nesta edição com espetáculos como Sargento Getúlio, baseado na obra de João Ubaldo Ribeiro; Cartas de Maria Julieta e Carlos Drummond de Andrade; O filho eterno, de Cristóvão Tezza; Preferiria não?, estrelando Denise Stoklos, em texto baseado na obra de Herman Melville, e o já citado Molly Bloom, de James Joyce. Estes espetáculos terão sessões comentadas com psicanalistas membros da SPPA (Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre).

Produções portuguesas, israelenses e alemãs ocupam os teatros da cidade apresentando teatro (Cão que morre não ladra), dança (Ballet Nacional de Marseille e Ido Tadmor) e música (Pablo Held Trio). Do Brasil, o festival compilou para esta edição peças premiadas de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e Distrito Federal.

Hartlieb - E da cena local o destaque é uma bela e emocionante homenagem ao músico Carlinhos Hartlieb, num show dirigido por René Goya Filho e Marcelo Delacroix. Os diretores pesquisaram um vasto material deixado pelo músico e mostrarão neste espetáculo algumas músicas inéditas, recolhidas de gravações que ficaram guardadas em fitas rolo por quase trinta anos, desde a sua morte em janeiro de 1984. Além de projeções de imagens de época, estarão em cena videoclipes e depoimentos de amigos e colegas que conviveram e trabalharam com Carlinhos. Também da cena local figuram os dez espetáculos que concorrem ao já tradicional Prêmio Braskem em Cena.

Os shows do Em Cena são sempre atrações aguardadas pelo público. Não será diferente nesta edição. De uma parceria do Rio Grande do Sul com o Uruguai, desponta o show Queremos uma ciclovia, apresentando no mesmo palco Ana Prada, Queyi e Vanessa Longoni. Poemúsica, com Augusto de Campos, Adriana Calcanhotto e Cid Campos é outro destaque da música no festival, que trará também as cantoras Jussara Silveira, da Bahia, e Márcia Castro, de São Paulo.
Conexão - As atividades formativas ganham cada vez mais importância na grade do festival. Em 2012 se iniciaram mais cedo, com o projeto Conexão em Cena, já em andamento, projeto este que uniu quatro grupos locais em torno da obra de Nelson Rodrigues. Um texto especialmente escrito pelo dramaturgo Diones Camargo está sendo ensaiado para uma montagem que terá estreia durante o festival no Centro Cenotécnico. Outra atividade formativa que antecede o festival é o painel Esperando Berliner Ensemble, com palestra de Luiz Paulo Vasconcellos, uma mesa redonda com as atrizes Mirna Spritzer e Sandra Dani e uma oficina com o ator e diretor Celso Frateschi. Todas as atividades do painel giram em torno da obra de Bertolt Brecht e do próprio Berliner Ensemble.
 
Durante o festival acontecem oficinas e painéis com atores, diretores, iluminadores e cenógrafos que vêm a Porto Alegre por ocasião do festival.  E no projeto de Descentralização, como nos anos anteriores, haverá apresentações de espetáculos da grade do festival nas regiões da Descentralização.
Em 2012, algumas personalidades da cena local receberão homenagens, a exemplo das edições anteriores. Morgada Cunha, que muito contribuiu para a dança gaúcha e que apresentará o espetáculo “Ciclos os Desterrados”, receberá uma placa; Ida Celina é a personalidade retratada este ano na coleção Gaúchos em Cena, terceiro livro da série, lançado durante o festival; e Luiz Paulo Vasconcellos será o padrinho desta edição. 
Saiba mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado. Obrigado por participar pois sua opinião é importante para eu continuar meu trabalho.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...