6 de jul. de 2012

4º Encontro Internacional de tecnologia e inovação para as pessoas com deficiencias

Encontro Internacional de tecnologia e inovação para as pessoas com deficiencias






  A marca do Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência, que este ano chega à sua quarta edição, é a organização, coordenação e realização de atividades voltadas à difusão de Tecnologia Assistiva para a melhoria da qualidade de vida de toda a população.


   Composto por Exposição de Inovação em Tecnologias Assistivas e Seminário Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência, a iniciativa visa influenciar os processos de inovação tecnológica para o fomento da pesquisa, desenvolvimento industrial, fabricação, disponibilização e comercialização de produtos e serviços, contemplando, além das pessoas com deficiência, as necessidades de outros segmentos da sociedade, como o idoso, o obeso e a criança, entre outros.


   A Exposição de Inovação tem apoio institucional do FORTEC – Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia, que seleciona e apresenta os melhores projetos de Tecnologia Assistiva desenvolvidos pelas principais universidades e centros de pesquisa do país.


   Já, o Seminário Internacional tem, este ano, o objetivo de discutir Deficiência & Desenvolvimento Sustentável, buscando quantificar esse universo, conhecer seus custos, seu papel e seu valor no contexto socioeconômico. Deficiência e envelhecimento; prevenção e reabilitação; mercado de trabalho e poder aquisitivo; Tecnologia Assistiva e inclusão são alguns dos importantes temas a serem abordados.


   De acordo com os últimos dados oficiais, aproximadamente um bilhão de pessoas, ou 15% da população mundial, vivem com alguma forma de deficiência. Desse total, estima-se que 80% vivam em países em desenvolvimento.


   Portanto, para se pensar em sustentabilidade, em um panorama global, é necessário levar em consideração essa grande parcela da população e as respectivas ações para incluí-las cada vez mais ao processo produtivo, por meio de políticas, ações e programas efetivos que visem dar a ela condições de explorar ao máximo suas potencialidades.


   A disseminação dos recursos de Tecnologia Assistiva, assim como ambientes fisicamente acessíveis, atitudes inclusivas e uma legislação apropriada, têm papel fundamental na inclusão da pessoa com deficiência e na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável. 

Prof.Dra. Linamara Rizzo Battistella

 .Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiênica

Investimento:


R$100,00

R$50,00 para Estudantes

Localização:
AV. Olavo Fontoura, 1209 -PQ Anhembi- Santana-São Paulo.


“Deficiência e Desenvolvimento Sustentável” 

15 a 17 de Agosto de 2012 
São Paulo – SP, Brasil 


Seminário Internacional 

PROGRAMA PRELIMINAR 


QUARTA-FEIRA – 15 DE AGOSTO 

10h00 – Abertura conjunta XXIII Congresso Brasileiro de Medicina Física e de Reabilitação e IV Encontro Internacional deTecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência. 

12h00 – Abertura Oficial 

14h00 – Os Números da Deficiência no Brasil 

15h30 – Os Custos da Deficiência no Brasil 

17h00 – O Potencial de Mercado da Deficiência no Brasil 


QUINTA-FEIRA – 16 DE AGOSTO 

10h00 – Pesquisa e Inovação em Tecnologia Assistiva 

14h00 – Conferência dos Estados Partes da Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (WRD, Rio+20 e seus desdobramentos, Encontro de Alto Nível na Assembleia Geral da ONU) 

16h00 – Relatórios Nacional e Mundial sobre Tecnologia Assistiva 

17h00 – Tecnologia Assistiva e Robótica 


SEXTA-FEIRA – 17 DE AGOSTO 

10h00 – Barreiras para o Desenvolvimento do Mercado de Tecnologia Assistiva no Brasil 

11h30 – O Papel do Setor Público no Desenvolvimento do Mercado de Tecnologia Assistiva no Brasil 

14h00 – Projetos e Programas para o Desenvolvimento 

17h00 – Apresentação do Relatório do Seminário 


 Inscrições: http://4encontro.sedpcd.sp.gov.br/inscricao.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua mensagem.
Saudações Feministas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...