Encontro Internacional de tecnologia e inovação para as pessoas com deficiencias |
A marca do Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência, que este ano chega à sua quarta edição, é a organização, coordenação e realização de atividades voltadas à difusão de Tecnologia Assistiva para a melhoria da qualidade de vida de toda a população.
Composto por Exposição de Inovação em Tecnologias Assistivas e Seminário Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência, a iniciativa visa influenciar os processos de inovação tecnológica para o fomento da pesquisa, desenvolvimento industrial, fabricação, disponibilização e comercialização de produtos e serviços, contemplando, além das pessoas com deficiência, as necessidades de outros segmentos da sociedade, como o idoso, o obeso e a criança, entre outros.
A Exposição de Inovação tem apoio institucional do FORTEC – Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia, que seleciona e apresenta os melhores projetos de Tecnologia Assistiva desenvolvidos pelas principais universidades e centros de pesquisa do país.
Já, o Seminário Internacional tem, este ano, o objetivo de discutir Deficiência & Desenvolvimento Sustentável, buscando quantificar esse universo, conhecer seus custos, seu papel e seu valor no contexto socioeconômico. Deficiência e envelhecimento; prevenção e reabilitação; mercado de trabalho e poder aquisitivo; Tecnologia Assistiva e inclusão são alguns dos importantes temas a serem abordados.
De acordo com os últimos dados oficiais, aproximadamente um bilhão de pessoas, ou 15% da população mundial, vivem com alguma forma de deficiência. Desse total, estima-se que 80% vivam em países em desenvolvimento.
Portanto, para se pensar em sustentabilidade, em um panorama global, é necessário levar em consideração essa grande parcela da população e as respectivas ações para incluí-las cada vez mais ao processo produtivo, por meio de políticas, ações e programas efetivos que visem dar a ela condições de explorar ao máximo suas potencialidades.
A disseminação dos recursos de Tecnologia Assistiva, assim como ambientes fisicamente acessíveis, atitudes inclusivas e uma legislação apropriada, têm papel fundamental na inclusão da pessoa com deficiência e na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável.
Prof.Dra. Linamara Rizzo Battistella
.Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiênica
Investimento:
R$100,00
R$50,00 para Estudantes
Localização:
AV. Olavo Fontoura, 1209 -PQ Anhembi- Santana-São Paulo.
“Deficiência e Desenvolvimento Sustentável”
15 a 17 de Agosto de 2012
São Paulo – SP, Brasil
Seminário Internacional
PROGRAMA PRELIMINAR
QUARTA-FEIRA – 15 DE AGOSTO
10h00 – Abertura conjunta XXIII Congresso Brasileiro de Medicina Física e de Reabilitação e IV Encontro Internacional deTecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência.
12h00 – Abertura Oficial
14h00 – Os Números da Deficiência no Brasil
15h30 – Os Custos da Deficiência no Brasil
17h00 – O Potencial de Mercado da Deficiência no Brasil
QUINTA-FEIRA – 16 DE AGOSTO
10h00 – Pesquisa e Inovação em Tecnologia Assistiva
14h00 – Conferência dos Estados Partes da Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (WRD, Rio+20 e seus desdobramentos, Encontro de Alto Nível na Assembleia Geral da ONU)
16h00 – Relatórios Nacional e Mundial sobre Tecnologia Assistiva
17h00 – Tecnologia Assistiva e Robótica
SEXTA-FEIRA – 17 DE AGOSTO
10h00 – Barreiras para o Desenvolvimento do Mercado de Tecnologia Assistiva no Brasil
11h30 – O Papel do Setor Público no Desenvolvimento do Mercado de Tecnologia Assistiva no Brasil
14h00 – Projetos e Programas para o Desenvolvimento
17h00 – Apresentação do Relatório do Seminário
Inscrições: http://4encontro.sedpcd.sp.gov.br/inscricao.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço sua mensagem.
Saudações Feministas.