DESCRIÇÃO:
No primeiro quadro esta escrito Minha filha Down as crianças estão brincado em um parque e ela esta no gira-gira com mais duas crianças, atras deles tem uma criança no escorregador e adiante duas crianças andando de balanço.
No segundo quadro alguém diz:filha vem ca um pouquinho e mostra uma casa, ja no outro quadro mostra uma mulher e uma menina sentadas no sofá da sala e a mulher diz:esta é minha filha Carol!Ela tem Síndrome de Down
No terceiro quadro mostra um prédio que tem escrito CEESD e a frente tem um homem(pai) e uma criança e a seguinte frase:E nos escolhemos o CEESD, onde encontramos ajuda.Logo abaixo tem outro quadro que tem uma menina Down com semblante de feliz com um papel e lápis na mão e ao lado dela três dados um com números e os outros dois com letras e a seguinte frase: Iniciamos no programa de estimulação precoce que favorece o desenvolvimento social,motor,intelectual,de fala e linguagem da pessoa com Síndrome de Down.
No quarto quadro mostra um quadro com a figura dos cromossomos e a seguinte frase:Fomos aprendendo que a Síndrome é a trissomia do cromossomo 21 que é a existência de três cromossomos e não 2,na primeira divisão celular qualquer casal pode ter um filho com essa alteração, ao lado tem outro quadro que mostra uma menina(Carol) vendo sua altura e a seguinte frase:Nossa filha é Hipotônica(flacidez muscular)tem os olhos puxados e baixa estatura.Abaixo outro quadro com a menina rindo e com os braços abertos e a seguinte frase:Algumas podem ter prega única na palma da mão.
No quinto quadro mostra a menina(Carol) e um menino ao lado dela,eles estão sentados em uma cadeira e a frente deles uma classe aonde os dois estão escrevendo e a seguinte frase: Quando estimuladas,precoce e corretamente.Essas crianças podem ter um desenvolvimento próximo ao esperado para pessoas sem a Síndrome. Logo abaixo tem outro quadro aonde tem uma mulher(mãe da Carol) dizendo: Portanto as variações no desenvolvimento podem estar associadas tanto a fatores genéticos,individuais.
No sexto quadro mostra Carol e outros dois colegas dela em uma biblioteca todos sentados e lendo e a frente deles uma mesa cumprida.Com a seguinte frase ao lado de Carol: Sabemos hoje que muitas pessoas com Síndrome de Down tem habilidades para aprender ler.
No quadro abaixo tem dois quadros um menor que tem a figura de um caderno e uma mão escrevendo nele.Logo acima a palavra escrita"escrever",ao lado no segundo quadrado tem A Carol com os olhos vendados e outras três crianças brincando de esconder com ela e ao fundo o sol e a seguinte frase: ...Brincar e trabalhar.
No sétimo quadro o prédio CEESD que é a instituição,uma árvore com um passarinho no galo e acima a frase:Nossa filha tem amigos,vai á escola,corre, brinca e é muito carinhosa.A frente do prédio três crianças abanando para Carol e ela abanando para eles com a mochila nas costas.
Abaixo tem outro quadrado que mostra uma sala com sofá e um tapete,os pais de Carol e a mãe dela dizendo"Mas as vezes teimosa e malcriada.O pai dela faz um sinal com os braços como se pedisse pra ela ir para algum comodo da casa.A frente deles esta Carol
de costas pra eles triste.
No último quadro mostra a familia reunida em uma bicicleta a frente o pai,no meio Carol e atras a mãe com um cesto na mão todos felizes e andando na rua e a frente do pai a frase"Gosto muito de passear e de estar com a família e os amigos", do lado da mãe da Carol tem uma menina correndo atras e um menino do outro lado no meio da jardim sorrindo.No quadrado seguinte mostra o pai, a Carol e a mãe dando um beijo em Carol.E para finalizar a história no último quadrado mostra Carol saindo pela porta correndo a mãe dela dizendo"Aprendemos com ela,que todos somos diferentes!" e ao lado da mãe o pai dizendo"E temos o direito de ser respeitados!"
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Saudações Feministas.