7 de mar. de 2013

Prefeitura de Porto Alegre lança campanha pelo Dia Internacional da Mulher e sofre repúdio

Só a mulher. Sabe o que é perder a chave dentro da própria bolsa.


Depois de um dia cansativo estava atualizando minhas coisas em homenagem as mulheres e me deparo com esta matéria que até então não tinha conhecimento e fico chocada com o que li ao ver um órgão público fazer um papel deste onde acha que nos mulheres somos fúteis com as descrições feitas pela campanha "Só uma mulher.", nunca esquecendo que esta data teve inicio depois que mulheres trabalhadoras perderam a vida em uma fábrica  porque protestavam melhores salários e a redução de horas trabalhadas e foram trancadas dentro da fábrica e colocaram fogo desda dai surgiu esta data e o começo de lutadoras feministas lutando pelos nosso direitos de estudar, votar e sermos autônomas e mesmo assim depois de mais de um século continuamos a lutar.
Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a administração municipal de Porto Alegre se envolveu em uma polêmica em razão de uma campanha viral lançada na internet nesta quarta-feira (6). No perfil das redes sociais da gestão de José Fortunati (PDT) circulam frases relacionando as mulheres a situações cotidianas, as quais foram consideradas uma banalização da figura feminina e da luta pela equidade de gênero que está vinculada à existência dadata no mundo.
“Só uma mulher…” é o começo de várias frases que colocam as mulheres em lugares comuns. “Só uma mulher… sabe o drama que é estragar uma unha ao sair da manicure” e “Só uma mulher… sabe o que é perder uma chave dentro da própria bolsa” são algumas das peças da campanha assinada pela Prefeitura de Porto Alegre em alusão ao Dia Internacional da Mulher. No perfil institucional da prefeitura no Facebook, os quadros feitos para a campanha levam o logotipo do poder público municipal.
Este foi o principal argumento dos movimentos sociais que criticaram a iniciativa. “Ficamos chocados. Primeiro achamos que era algo irônico que tinha surgido na rede social, mas quando vimos que se tratava de uma campanha institucional pelo dia 8 de março, ficamos pasmos”, conta a diretora da ONG Somos, Cláudia Penalvo. Para ela, “a campanha é despolitizada, fútil e irresponsável. Além de ir contra toda a luta do movimento feminista para garantia de direitos e visibilidade da mulher”.
Ela questiona que imagem de mulher está sendo “vendida” com a campanha lançada pela Prefeitura. “O Dia 08 existe pela luta de mulheres por seus direitos trabalhistas. Mulheres morreram por sua luta e por isso todo ano utilizamos a data para reafirmar nossos ideais. Não é para receber flores, falar de unhas, chocolate ou TPM. Colocaram dinheiro público para fazer isso. Isto é que estamos questionando”, fala.
A ONG Somos, o Fórum de ONG Aids e a Federação de Bandeirantes do Rio Grande do Sul se organizaram ainda na manhã desta quarta para disparar mensagens em contraponto a campanha da Prefeitura. Com frases em defesa da luta contra violência às mulheres e combate a discriminação de gênero, os quadros foram disparados nos perfis das redes sociais da entidades.  ”Nós criamos um contraponto à esta campanha absurda e propondo o que acreditamos que deveria ser a verdadeira discussão sobre as mulheres. Sem clichês, machismos ou sexismos”, diz o ativista Sandro Ka.
O Sul21 entrou em contato com a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Porto Alegre que disse que a decisão não passou pela direção de conteúdo da secretaria. A secretária adjunta da Coordenadoria de Mulheres da Prefeitura de Porto Alegre, Waleska Vasconcellos disse que o setor não foi consultado para elaboração da campanha e emitiria posição mais consolidada após reunião sobre o tema. A reunião ocorria no momento da ligação, ao final da manhã desta quarta.
Às 13h30 desta quarta-feira (6), a Prefeitura deletou a campanha de seus perfis nas redes sociais.
E, por volta das 15h30, emitiu uma Nota de Esclarecimento:
NOTA DE ESCLARECIMENTO:
Nesta semana, a Prefeitura de Porto Alegre desenvolve uma série de atividades em homenagem ao Dia da Mulher. A maioria delas é voltada à saúde feminina, como a de prevenção ao câncer de útero, o teste rápido de HIV, entre outros. A ação “Só uma mulher” teve como objetivo propôr uma interação bem humorada e de conteúdo leve em meio as demais iniciativas desenvolvidas por ocasião do Dia Internacional da Mulher. É importante destacar que a definição dos conteúdos teve participação feminina e em nenhum momento houve intenção de desqualificar a imagem da mulher. No entanto, em respeito a manifestações contrárias ao conteúdo, optamos por tirá-la do ar. Nossas desculpas aos que se sentiram de alguma forma atingidos.
.oOo.
A campanha da Prefeitura de Porto Alegre:
Só uma mulher.Entende o valor de um chocolate na TPM.
A campanha dos movimentos sociais:

 Fonte:Sul21

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