3 de dez. de 2012

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

dia internacional das pessoas com deficiência (3 de dezembro) é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural. A cada ano o tema deste dia é baseado no objetivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Ação a respeito das pessoas com deficiência, adotado pela Assembleia Geral da ONU em 1982.

O dia de hoje devemos refletir sobre nossas vitórias, nossas lutas pois é de luta de avançamos na inclusão, somente cobrando, colocando a boca no trombone que conseguimos nossos direitos, muitas vezes desrespeitados mas mesmo assim lutamos, eu particularmente não tenho o que comemorar pois só encontro barreiras no meu caminho, mas mesmo assim continuo trilhando meu caminho, sei que muito tem se feito mas temos muito a avançar só assim seremos por iguais, temos direito a cultura, educação, trabalho e saúde mas na pratica isto não funciona mesmo, então hoje reflito sobre minhas lutas diárias e minhas conquistas nunca me conformando e aceitando mas sim lutando por todos que um dia poderão passar pelo mesmo caminho que eu, não quero ser uma pessoa com deficiência que aceita de cabeça baixa e nada faz, mas quero sim ser alguém que olha em direção a todos pois as dificuldades minhas são as mesmas de outras pessoas e porque agir como egoista e lutar só por mim, não sou alguém que aprendeu muito com a vida e uma delas é ser humana, não quero salvar o mundo mas quero sim avançar quando o assunto e respeito e igualdade.
As leis foram  criadas para nos assegurar de nossos direitos mas na prática elas não funcionam e nos que temos que ir em busca de nossos direitos, isso é igualdade? Não, mas sim o desrespeito do que vale leis se não são cumpridas.
Neste dia de hoje seria legal que nossos governantes passassem um dia como pessoas com deficiência e enfrentar nossas dificuldades será que depois disso seriamos vistos por eles ou continuaríamos invisiveis a seus olhos.
Agradecer aqueles guerreiros que iniciarão estas lutas pois sem a coragem deles hoje ainda estariamos trancados dentro de casa e vistos como os excluidos da sociedade.
Carol Acessibilidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua mensagem.
Saudações Feministas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...