27 de set. de 2012

Turismo acessível é destaque no Festival de Turismo de Gramado.



Brasil começa a acordar para o turismo acessível, com a busca de soluções que permitam a qualquer pessoa com deficiência visitar pontos turísticos e se locomover por atrativos até então cercados por obstáculos.
Uma iniciativa inédita recente do governo federal é a realização do Estudo de Demanda do Turista com Deficiência. Com isso, o Ministério do Turismo quer conhecer as necessidades dos turistas para estimular o desenvolvimento de ações que fortaleçam a acessibilidade para o segmento no país.

Salão é reconhecido internacionalmente
Recentemente divulgado nos Estados Unidos, o Salão de Acessibilidade do Festival do Turismo de Gramado está sendo considerado uma proposta pioneira na América Latina. No site Rolling Rains Report, o evento ganha destaque por sua iniciativa, lançada após a constatação da demanda que busca acessibilidade em seus passeios, tanto em espaços públicos quanto privados.
Festival promove mudanças em 2012
Consciente da demanda para pessoas com deficiência, desde o ano passado o Festival de Turismo de Gramado promove o debate e estimula a realização de ações em prol do desenvolvimento do turismo acessível. Nesta edição será lançado o Salão do Turismo de Acessibilidade, com expositores que promovem produtos, destinos e serviços para pessoas com deficiência.
O Festuris agora inova ao tornar o evento 100% adaptado. Desde o receptivo, aos corredores mais amplos, rampas, disponibilização de cadeira de rodas e instalação de um elevador, as principais modificações serão perceptíveis para quem percorrer o centro de feiras Serra Park. Ao oficializar a Ortobras como expositora no salão, a direção do Festuris também fechou uma importante parceria, em que a empresa, com sede em Barão, no Vale do Cal (RS), vai instalar o elevador até a Sala de Imprensa Joana Palhares, além de fornecer cadeira de rodas motorizadas para participantes do evento.
Para o Diretor do festival Eduardo Zorzanello, além de estimular o desenvolvimento do turismo acessível no trade, é imprescindível que a feira implemente ações em favor da causa. "Estamos oferecendocondições para a acessibilidade total no local do evento", comemora Zorzanello, que visitou a empresa acompanhado da assessora promocional Tânia Brizolla. Eles foram recebidos por Ricardo Hummel, além do gerente de vendas Anderson Vrielink, e do engenheiro Eduardo Vilas-Bôas.
Congresso: antecipando o que será tendência no mercado
Realizado nas manhãs de sexta-feira e sábado, o Congresso do Festival do Turismo de Gramado antecipa o que será tendência no mercado e discute os rumos da atividadeturística e sua qualificação. Com painelistas e palestrantes das mais diversas latitudes, o Festival de Gramado tem como marca o arrojo nesta antecipação dos temas e tendências do turismo no Brasil e no mundo.
"O turismo acessível é amplo e com significativo retorno em países do exterior. A acessibilidade e inclusão está evoluindo bastante no Brasil, e o turismo não tem como ficar de fora. A pessoa com deficiência deve ser visto como um cliente em potencial, e não como alguém carente que precisa de auxílio", comenta Ricardo Shimosakai.
Abaixo, veja a programação do congresso relacionada à acessibilidade
Acessibilidade no Turismo – Um Mercado de 45 Milhões no Brasil
Socorro: Um Destino Referência em Turismo Adaptado
Painelista: Carlos Alberto Tavares Toledo – Diretor do Departamento de Turismo e Cultura do Município de Socorro / SP
O Ponto de Vista do Usuário do Turismo Adaptado
Painelista: Ricardo Shimosakai – Diretor da Turismo Adaptado
Como se Preparar para Atender o Mercado
Painelista: Guilherme Paulus – Presidente do Conselho de Administração CVC Turismo e Presidente do Grupo GJP Hotéis
Acessibilidade para Hotéis
Painelista: Frederico Viebig – Engenheiro e Diretor da Arco Sinalização Ambiental
Mediador: Wilken Souto – Coordenação-Geral de Segmentação Dep.de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico Secretaria Nacional de Políticas de Turismo
Feira de Negócios:
Data: 23 e 24 de novembro de 2012
23 de novembro, das 14h às 20h
24 de novembro, das 14h às 19h
Local: Centro de Feiras e Eventos Serra Park (Viação Férrea, 100 – Três Pinheiros)
www.festivalturismogramado.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua mensagem.
Saudações Feministas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...