7 de set. de 2012

SUA PELE - O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ESCARAS


A PELE
 
aloia_12
 
A pele é uma parte importante do seu corpo e desempenha várias funções importantes para sua sobrevivência:

1 Proteção – sua pele protege você dos muitos agentes químicos e físicos a que estamos sujeitos em nossa vida diária, tais como bactérias, sujeiras, objetos externos, raios ultravioleta, etc:

2 Sensibilidade – as sensações do toque, de dor, de calor ou de frio se dão através de terminações nervosas da pele;

3 Regulação de líquidos corporais e da temperatura – glândulas sudoríparas estão sempre produzindo água e sais, trocando o conteúdo de fluidos do corpo.Quando o líquido das glândulas evapora, auxilia a manter uma temperatura corporal estável.

A pele é constituída de 2 tipos de tecidos: a Epiderme e  Derme.

A Epiderme é feita de uma parte externa de células mortas e de uma parte interna de células vivas.A cada instante do seu dia, as células mortas da sua pele são eliminadas do seu corpo e substituídas por células novas da parte interna da epiderme.

A Derme é feita de um tecido fibroso grosso que fornece força elasticidade à pele.É na derme que ficam os folículos capilares(as raízes de seus pêlos), as glândulas sudoríparas, as glândulas sebáceas, os vasos sanguïneos e as terminações nervosas.

O QUE É UMA ESCARA?
 
esca_6              escara_7
Grau 1                                  Estado Avançado
 
A circulação adequada de sangue no seu corpo é fundamental para manter viva a sua pele. Quando a circulação é interrompida por tempo prolongado, as células morrem e surgem feridas. Essas feridas são chamadas de Escaras ou Úlceras de pressão. 
 
A causa mais comum dessas feridas é a pressão do colchão da cama, de um assento de cadeira ou de alguma superfície dura sobre sua pele. Quando você fica muito tempo em uma mesma posição, a pressão sobre a sua pele aumenta.
 
Ao mesmo tempo, o peso do seu corpo empurra os seus ossos contra os vasos sanguïneos que alimentam a sua pele de nutrientes e oxigênio. O resultado dessa pressão de fora para dentro e de dentro para fora é que o sangue para de circular naquela área. Apele morre e se forma uma ferida – a Escara.

LOCAIS ONDE AS ESCARAS SÃO MAIS COMUNS
 
beco_7
Corpo Humano de costas e apontando aonde nasce mais escaras.
 
Essas feridas surgem geralmente naquelas áreas do seu corpo onde os ossos são pouco protegidos por músculos e podem ser tocados com facilidade. Além da pressão, outros fatores influenciam a formação de escaras:

a) Fricção- a fricção provocada por movimentação constante de partes de seu corpo sobre superfícies, podem causar ferimentos. Às vezes, a espasticidade exagerada pode provocar isso;

b) Cisalhamento- o cisalhamento ocorre quando 2 camadas de tecidos adjacentes são puxadas em direções opostas;

c) Calor e umidade- a pele fica mais sensível a ferimentos quando submetida à umidade e ao calor persistentes.

AS ESCARAS SÃO PERIGOSAS?

Se as escaras não forem bem cuidadas logo, elas vão ficando cada vez maiores e mais profundas, comprometendo os músculos e podendo chegar até aos ossos. Freqüentemente as escaras  infeccionam. Se a infecção chegar aos ossos, a cura é extremamente difícil, cara e lenta, podendo levar anos.
 
Ás vezes, mesmo quando a escara original já se fechou, ela volta a aparecer por causa da infecção do osso que não foi curada. Essas infecções nos ossos podem levar a deformidades graves. Escaras infectadas podem causar infecção do sangue e , assim afetar todo o corpo. Podem ocasionar, inclusive, a morte. Uma das maiores causas de morte em pessoas com lesão medular são as escaras.

COMO EVITAR UMA ESCARA?

O surgimento de escaras pode ser evitado através de cuidado simples com sua pele e com o seu corpo. Observe sempre a sua pele, principalmente as áreas que recebem maior pressão. A maioria das escaras se inicia com pequenas áreas avermelhadas na pele, que podem ficar arroxeadas em pouco tempo- devido à falta de circulação de sangue no local- até se tornarem uma pequena ferida. Há várias formas de evitar que a situação chegue a esse ponto. Vamos conhecer algumas delas:

1 - Observe sua pele todos os dias. Para enxergar as áreas mais difíceis use um espelho ou peça a ajuda de outra pessoa. Se você notar alguma área avermelhada, massageie, ou peça para  outra pessoa massagear o local, e não faça mais pressão sobre essa área até que desapareça a vermelhidão.

2 - Mantenha uma alimentação saudável. As vitaminas A e B6 são muito importantes para a saúde de sua pele. Pessoas mal nutridas (com peso abaixo ou acima do normal) apresentam uma pele mais frágil e têm dificuldade para cicatrização das feridas. Por isso, o controlo do peso é fundamental para prevenir e tratar escaras.

3 - Beba de 2 a 3 litros de líquidos por dia. A água é muito importante para a hidratação e para a saúde de sua pele. A massagem da pele com cremes ou óleo mineral pode ajudar também no fortalecimento e evitar seu ressecamento.

4 - Mantenha a pele sempre limpa. O banho diário é muito importante. O banho tira sujeiras que podem inflamar algum machucado que você tenha.

5 - Apare as unhas dos pés e das mãos regularmente. Uma unha encravada pode causar uma infecção ou uma escara de difícil tratamento. Após o banho, seque bem os pés. Os pés devem receber cuidados especiais porque são regiões com muitos ossos proeminentes, o que facilita o aparecimento de escaras.

6 - Massageie o seu corpo durante o banho. Use uma bucha e faça movimentos circulares sobre a pele, pois isso ajuda a circulação do sangue.

7 - Mantenha a pele sempre seca. Sempre que você se molhar ou se sujar com urina, fezes ou outros líquidos, você deve limpar a área com água e sabão e secar bem. Nunca fique com roupas molhadas.

8 - Use roupas de algodão. Por serem leves, essas roupas fazem menos pressão sobre a pele. Lembre-se que dobras ou rugas nas roupas que você veste ou nas roupas de cama provocam atrito com apele, favorecendo a formação das escaras. Use meias e sapatos confortáveis, ( de número maior do que o seu) para proteger seu pés;

9 - Tome banhos de sol. Prefira sempre tomar banho de sol antes das 10 horas da manhã ou depois das 4 horas da tarde. O sol é muito importante, porque seus raios têm efeito cicatrizante. Um banho de sol de 20 a 30 minutos por dia é o suficiente.

10 - Alivie a pressão sobre a sua pele quando estiver na cama ou em cadeira de rodas. Na cama você deve realizar,  mudanças de posição (decúbito) de 2 em 2 horas ou de 3 em 3 horas aproximadamente. Para evitar perder a hora, um despertador pode ajudar. Durante este período, você pode ficar dos dois lados e de barriga para cima (decúbito dorsal).
 
A posição de barriga para baixo (decúbito ventral) permite que você passe um período maior sem precisar se virar. Nessa posição você pode, por exemplo, passar o período da noite sem precisar acordar para virar. Na posição de barriga para baixo, coloque travesseiros no peito, nas coxas e na canelas, livrando a área dos órgãos genitais joelhos e dedos dos pés. Na cadeira, você deve fazer elevações de 15 em 15 minutos e mudanças de posição freqüentes. Isto alivia a pressão e evita escaras na região do bumbum.
 
Escaras nessa região são de difícil cicatrização e impedem a pessoa de sentar durante um longo período, limitando suas atividades. Na cadeira, os pés devem estar afastados e formando um ângulo de 90 graus com as pernas, assim como as pernas em relação ao tronco. Os joelhos também devem ficar afastados. O cuidado nas transferências para evitar machucados e arranhões deve ser observado. Mantenha sempre o assento da cadeira confortável e ajuste os pedais para sua altura.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

Além de todos esses cuidados com o seu corpo e a sua pele, existem outras dicas importantes que você deve sempre observar:

1 - Evite queimaduras durante o banho. Verifique sempre a temperatura da água.

2 - Não use bolsas de água quente sem indicação do seu médico. A água precisa estar morna e a bolsa não deve ficar em contato direto com a pele. Proteja sua pele com uma toalha ou lençol.

3 - Verifique se a cadeira está travada ao realizar transferências. Evite que suas pernas esbarrem de forma violenta na cadeira.

4 - A espasticidade aumenta o risco de formação de escaras. Isto pode acontecer com a pessoa sentada na cadeira ou deitada na cama. Às vezes, a espasticidade pode derrubar a pessoa da cama ou causar machucados nas transferências.

5 - Diminua ou evite o uso do fumo e do álcool, se você tiver uma escara. O fumo e o álcool prejudicam a cicatrização.

6 - Bóias e colchões de ar ou água não previnem escaras. Bóias e colchões só ajudam a distribuir a pressão. Se você não mudar de posição, mesmo usando bóias e colchões, pode ter uma escara.

Fonte:Google

2 comentários:

  1. Saiu um osso da coluna na escara do meu marido.O que faço e por que isso aconteu?

    ResponderExcluir
  2. Saiu um osso da coluna na escara do meu marido.O que faço e por que isso aconteu?

    ResponderExcluir

Agradeço sua mensagem.
Saudações Feministas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...