16 de set. de 2012

Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência.

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Esta semana podemos refletir sobre os avanços e conquistas para com a pessoa com deficiência mas também o retardo na Acessibilidade e Inclusão muito a se fazer e avançar quando falamos em pessoas com deficiência e você o que anda  fazendo algo para que esta realidade mude e podemos ser por iguais, pense, reflita e não fique parado temos que avançar pela igualdade de todos chega de sermos os EXCLUiDOS da nação, nesta semana vamos mostrar para a sociedade que sim podemos e que somos capazes, vamos cobrar das autoridades mais politicas públicas para as pessoas com deficiências.
Carol.
"Entrada da primavera. Quem diria que no iniciar de uma das mais belas estações do ano, surgiria um "Dia Nacional de Luta". Luta pela beleza da vida, porque a vida é o que conta".
Seres humanos dotados de direitos, ansiosos por igualdade entre os povos e ávidos por um mundo onde a liberdade seja real em todos os sentidos.
Liberdade de expressão, liberdade de ir e vir, liberdade para viver a vida, liberdade para reivindicar, liberdade para buscar a liberdade.
E foi assim, que surgiu o Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficiência – num dia 21 de setembro entrada da primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento de nossas reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.
 De 1982 até 2005 muitos 21 de setembro foram comemorados – informalmente, embora com força e garra. Tal foram as manifestações em busca do fortalecimento do processo de mudanças para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência que a data passou a fazer parte do calendário oficial das datas comemorativas no Brasil. A Lei no. 11.133, de 14 de julho de 2005 instituiu o "Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência". A data, tem sido comemorada, não como um dia de luta pelas pessoas com deficiência, mas sim como momentos de reflexão na busca de novos caminhos para o fortalecimento das políticas públicas e também como forma de divulgar as conquistas pela inclusão social.
Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, neste 21 de setembro, quer congratular-se com toda a sociedade brasileira de uma forma diferente. Queremos dividir as conquistas e não lembrar das dificuldades.
No ano em que comemoramos também os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, queremos comemorar o 21 de setembro como o dia da cidadania das pessoas com deficiência pois nesta ano, somos prioridade no eixo dos direitos humanos.
Plano Nacional de Inclusão Social das Pessoas com Deficiência é uma realidade que está sendo discutido de norte a sul. O pacto assumido entre a União, os Estados e os Municípios está dando um novo rumo ao nosso trabalho.
A vontade de fazer acontecer está AINDA mais concreta. O crescimento da rede de conselhos de direitos demonstra que o tema da inclusão está sendo ampliado. Nunca houve no Brasil tantas políticas públicas voltadas para a deficiência, como nesses últimos anos.
A ratificação da Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência num espaço de tempo tão curso, passando pela Câmara e Senado foi um exemplo de que somos prioridade no Brasil. É o primeiro tratado de direitos humanos com equivalência constitucional.
                                 Deficiênte-Mario Quintana
"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.

"Louco" é quem não procura ser feliz".

"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria.

"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão.

"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.

"Diabético" é quem não consegue ser doce.

"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.

E "Miserável" somos todos que não conseguimos falar com Deus.
Fonte:adpsorocaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua mensagem.
Saudações Feministas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...