21 de ago. de 2012

'Colegas' vence prêmio de melhor filme no Festival de Gramado


Antes da aguardada entrega do Kikito de Melhor Filme, os três atores principais de 'Colegas' - Breno Viola, Rita Pokk e Ariel Goldenberg - já haviam recebido o Prêmio Especial do Júri
Foto: Edison Vara/Pressphoto/Divulgação


BEATRIZ CARRASCO
Direto de Gramado
O longa Colegas, de Marcelo Galvão, faturou o Kikito de melhor filme do 40º Festival de Cinema de Gramado, na premiação realizada neste sábado (18). O filme, que também recebeu o Prêmio Especial do Júri, foi ovacionado pela plateia que lotou o Palácio dos Festivais.
O diretor, que se inspirou em seu tio - portador da síndrome de Down - para criar o roteiro, afirmou que não espera ensinar nada às pessoas, mas mostrar como eles são pessoas que merecem o mesmo tratamento e que "são capazes de atuar". Marcelo ainda comentou que o filme será lançado em novembro, e que a premiação contribui para que a visibilidade seja melhor.
Outro destaque brasileiro foi O Som ao Redor, de Kléber Mendonça Filho, que recebeu o prêmio de Melhor Longa do Júri Popular e Melhor Desenho de Som, além do Kikito de Melhor Diretor, que também foi entregue a Kléber. O filme, que já foi exibido em 15 festivais e recebeu uma premiação em Roterdã, estreará nos Estados Unidos na próxima sexta-feira (24), na Holanda em setembro, e no Brasil, segundo o diretor, a expectativa é de que chegue aos cinemas em novembro. "O que ajuda no lançamento do filme é a qualidade", pontuou ele.
Antes da aguardada entrega do Kikito de melhor filme, os três atores principais de Colegas - portadores da síndrome de Down - já haviam recebido o Prêmio Especial do Júri. No palco, eles fizeram longos discursos e foram aplaudidos em pé pela plateia. "Nós somos Down perante a sociedade, mas perante Deus somos normais", disse Ariel Goldenberg.
Outro destaque do festival foi o curta-metragem O Menino do Cinco, de Marcelo Matos de Oliveira e Wallace Nogueira. O filme recebeu seis prêmios, entre eles o de Melhor Filme e a premiação especial do Canal Brasil. "Rapaz, nunca esperei isso", disse Marcelo. A dupla, que não sabia ao certo se a impactante trama conquistaria o público, ainda comentou que tinha curiosidade em saber a reação das pessoas diante do desfecho.
Já na categoria de longa estranheiro, Artigas, La Redota, de Cesar Charlone, foi quase unânime. Além do Kikito de Melhor Filme e Melhor Diretor, recebeu o prêmio de Melhor Ator - com Jorge Esmoris -, Melhor Longa do Júri Popular e Menção Honrosa.
Fonte:cinema.terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua mensagem.
Saudações Feministas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...