Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

14 de jul. de 2012

Quando teremos um transporte de qualidade.

Ônibus Belem Novo Hipica

Ao sair de casa todos os dias me deparo sempre com o descaso no transporte foram poucas as vezes que embarquei no 273 Belem Novo e não me deparei com o elevador não funcionando, cinto estragado, funcionário que não sabe operar o elevador, várias vezes quase ter caido,o ônibus levar até quadro cadeirante todos sem segurança por não ter mais horários adaptados e com tudo isso tenho que ter paciência e esperar para poder embarcar no ônibus sem contar que me deparo com o olhar das pessoas que muitas vezes se incomodam com esta situação mas na realidade não sabem que só podemos embarcar em um ônibus adaptado e que esses são poucos nos limitando a sair de casa na hora que a empresa quer e são elas que definem os horários e a população em um todo nada faz  para que o transporte seja de qualidade a todo usuário, eu já cansei de ligar e reclamar é como sempre digo: é uma briga solitária aonde só eu me sinto incomodada.
Teremos que esperar até 2014 para que todos sejam adaptados e enquanto isso vamos aceitando as barreiras do preconceito.
Depois de alguns minutos esperando consegui embarcar no ônibus e seguir viajem mas tive que passar pelo constrangimento de ter que esperar, porque esperar se toda pessoa ao enbarcar entra dentro do ônibus sem nenhum problema já sei sou cadeirante e isso é normal no nosso dia a dia é engraçado este pensamento de que toda pessoa com deficiência tem que passar por algum tipo de situação constrangedora sendo que eu só quero embarcar no ônibus e seguir minha viajem afinal eu também tenho meus compromissos que muitas vezes não podem esperar, tenho minha vida como qualquer pessoa e me indigna ter que sair de casa já preparada para o atraso ou ter que sair horas antes já pensando nos imprevistos que possam acontecer.
Sei que a empresa faz curso e ensina os funcionários a operar os ônibus adaptados mas não estou vendo na prática isso acontecer e em muitas das vezes sou eu que tenho que ensina-los na operação
e todo ano a empresa me liga e faz aquelas perguntas de qualidade no transporte na minha opinião perca de tempo a empresa deveria ensinar os funcionários a saberem como se referir a uma pessoa em cadeira de rodas
Na maioria das vezes quando dou o sinal para descer sempre ouço a mesma coisa: A cadeira vai descer as vezes não nem dou bola mas vejo isso como falta de respeito com toda pessoa que usa cadeira de rodas, as pessoas veem a cadeira e não a pessoa que esta nela as vezes eu corrijo este funcionário e digo brincando: a cadeira vai descer e eu não.
O certo é dizer o cadeirante vai descer alguns me pedem desculpa e disem é verdade nem nos damos conta da besteira que falamos. Sabermos nos comunicarmos nos dias de hoje é fundamental as pessoas com deficiência estão saindo mais, lutando pelo direito de igualdade e pensando em auxiliar essas pessoas que muitas vezes não se dão de conta irei criar um manual para orienta-los na maneira correta de falar e assim poder ouvir O cadeirante vai descer como muitos que já tem este cuidado.
As pessoas não estão preparadas para quebrar as barreiras do  preconceito  mas vejo como falta de educação e principalmente do descuido da empresa que não oferece cursos de qualificação para os funcionários, antes eramos chamados de aleijado mas isso aos poucos foi mudando e hoje somos chamados de cadeirantes a sociedade tem que quebrar essas barreiras  e aprender a lidar com as diferenças nunca esquecendo que a educação começa em nossos lares.

Um comentário:

  1. O nosso transporte esta longe de ser exemplo a toda hora nos deparamos com as irregularidades, super lotação, transporte de má qualidade e sem falar de poucos horarios adaptados para pessoas com deficiencia é trite esta realidade e enquanto isso os donos enriquecem as nossas custas.
    Marcia.

    ResponderExcluir

Agradeço sua mensagem.
Saudações Feministas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...