13 de mar de 2012

Exposição sobre o movimento das pessoas com deficiência.

Usina: exposição sobre o movimento das pessoas com deficiência
10/03/2012 09:21:34


Foto: Ricardo Stricher/PMPA

Exposição fica em Portoalegre até 8 deabril e, depois, visita oito cidades no Brasil
Já está aberta ao público, na Usina do Gasômetro, a exposição “Para Todos – O Movimento das Pessoas com Deficiência no Brasil”. Promovida pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da SDH/PR e OEI – Organização dos Estados Ibero Americanos, com apoio da Faders - Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e de Altas Habilidades no Rio Grande do Sul - a mostra, concebida a partir do desenho universal, conta com todos os recursos de acessibilidade permitindo a todas as pessoas, sem exceção, o acesso às informações. A exposição permanece na Usina até o dia 8 de abril.

Por meio de uma linha do tempo os visitantes farão um passeio pela história da discriminação sofrida e da luta das pessoas com deficiência para terem seus direitos humanos garantidos. De forma lúdica e educativa será mostrado como as pessoas com deficiência se organizaram e saíram do anonimato. De que forma elas reivindicaram espaço e deslocaram a luta pelos seus direitos do campo da assistência social para o campo dos Direitos Humanos.

O espaço, conteúdo, ação educativa e informação da mostra estarão ao alcance de todos os indivíduos, serão perceptíveis a todas as formas de comunicação, permitindo a autonomia dos visitantes. Assim, o conteúdo poderá ser usufruído independente da condição física, sensorial, intelectual ou capacidade de comunicação dos visitantes por meio de catálogo em braile, recuso de áudio-guia e áudio descrição, piso podo táctil e atendimento em libras.

A mostra inicia em Porto Alegre, onde fica até o dia 8 de abril, e vai visitar mais nove cidades nos próximos meses: São Paulo, Florianópolis, São Bernardo do Campo, Rio de Janeiro, Brasília, Cuiabá, Rio Branco, Belém e Recife.

O conteúdo dessa exposição se apoiou, entre outras fontes, em pesquisas feitas no material fornecido pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da SDH/PR. Todo esse material serviu para a elaboração das informações que estão apresentadas na forma de textos, vídeos e áudios no espaço expositivo e no catálogo da mostra. A curadoria está a cargo das jornalistas Vera Rotta e Maria José Coelho e o projeto cenográfico foi desenvolvido pelos arquitetos Tiago Balem (coordenação) e Luciano Topim.


Informações com Vera Rotta ( 61 9226 8037 ), Luana Rodrigues ( 61 2025 7901 ) e Rogério dos Santos ( 51 3228 2112 )

/exposicao
Texto de: Livia Auler
Edição de: Pedro Fernando Garcia de Macedo
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

Descrição: foto de varias pessoas reunidas,entre elas cadeirantes usando uma camiseta laranja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado. Obrigado por participar pois sua opinião é importante para eu continuar meu trabalho.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...