24 de fev. de 2012

Cont.Sai o posto no Chapéu do Sol.



A vó Geni como sempre lutando pela população,ela é uma ótima líder comunitária.






Bairro Chapéu do Sol passa a contar com posto de saúde

Unidade supre carência da comunidade em Porto Alegre
Os mais de 6 mil moradores do bairro Chapéu do Sol, na zona Sul de Porto Alegre, passaram a contar desde esta segunda-feira com um posto de saúde. A unidade, localizada na rua Gumercindo Oliveira, é resultante de uma parceria entre a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e a Associação Hospitalar Moinhos de Vento. Antes, a comunidade precisava se deslocar até o posto de Belém Novo, para garantir atendimento.

O prefeito José Fortunati ressaltou que a nova unidade suprirá uma carência que existia no atendimento da comunidade. Além disso, pelas características do posto, 95% dos problemas que geram a procura à unidade serão resolvidos sem a necessidade de encaminhamento para outro local. “A unidade trará muitos benefícios para a cidade. O cidadão tem um atendimento mais qualificado e não precisará buscar uma emergência hospitalar, já está sobrecarregada. É assim que melhoramos a cidade”, assinalou Fortunati.

O posto de saúde Chapéu do Sol contará com 20 profissionais, sendo duas equipes de saúde da família. Uma das novidades é o consultório dentário que conta com unidade de raio-X. Além disso, há consultórios, espaço para aplicação de vacinas, sala de nebulização, triagem e esterilização. A estimativa é de que cerca de 50 pessoas sejam atendidas diariamente no posto, resultante de investimentos de R$ 529 mil.

Para o secretário municipal de Saúde, Carlos Casartelli, a importância das unidades é dar resolubilidade às necessidades dos pacientes. Outro ponto favorável é a aproximação do serviço de saúde dos moradores. “A ideia é que esta unidade priorize o atendimento integral às famílias, intercalando ações no posto e nas residências”, explicou. A unidade integra o projeto Restinga-Extremo Sul. Até janeiro, a previsão é que haja a inauguração de
um posto na comunidade Esperança, na Restinga, nos mesmos moldes da Chapéu do Sol.

Além disso, está em obras o Hospital da Restinga, que também vai dar suporte ao serviço público de saúde. O hospital já atua por meio da Unidade de Estratégia da Saúde da Família Paulo Viaro e do Pronto-Atendimento Restinga. O gerente da área social da Associação Hospitalar Moinhos de Vento, Luis Mattia, o projeto tem o objetivo de aproximar os serviços de saúde da população e que isso ocorra com qualidade. “A parceria está mostrando que dá certo e o cidadão é beneficiado e é isso que vamos incentivar”, ressaltou.




Fonte: Correio do Povo
28/11/2011

Com a população lutando pelos seus direitos hoje temos o posto na porta de casa, eu ja não preciso ir até Belem para consultar e nem depender dos ônibus que agora as poucos estão melhorando por causa da lei que obriga a todos os carros serem APDs,aqui estou mostrando a segunda parte da luta pelo posto, não quero só mostrar as coisas erradas mas mostrar os dois lados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua mensagem.
Saudações Feministas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...